24 julho, 2007

Rineke Dijkstra

(©Rineke Dijkstra)

(extracto da entrevista do catálogo Procurar Portugal 1994-2006)

Anabela Mota Ribeiro: Você capta-os no momento em que estão a sair da arena, com o rosto coberto de sangue e as roupas rasgadas. Mas parece que não aconteceu nada! Nenhuma emoção especial nos olhos, é uma expressão bastante vaga que mostram... Porquê? Isso surpreendeu-a? Esperávamos ver medo ou alegria.
RinekeDijkstra: Gostei simplesmente das expressões que eram um tanto introvertidas e os olhares dos toureiros não são muito teatrais.

Um dos mais fantásticos é um jovem, mais próximo do seu universo. Pode-nos falar sobre esta fotografia? Foi diferente porque se tratava de um rapaz e não de um homem? Foi diferente porque é sempre para si fotografar uma criança? Foi diferente porque naquele caso específico a presença de um rapaz era mais estranha?
Está a falar da foto do loirinho? Como sabe, estes forcados têm de pegar o touro. o seu "capo" não lhes diz antecipadamente quem vai pegar em primeiro lugar, porque é um acto perigoso e se eles estão muito conscientes não vão conseguir fazê-lo. Assim eles só sabem dois minutos antes. Este loirinho teve de pegar o touro em primeiro lugar, e foi a primeira vez na sua vida que o fez. Estava muito excitado por o ter conseguido sem se ter ferido muito. É por isso que está a sorrir.

As imagens para esta exposição são na sua maioria de 94. Foi esse o começo?
No início da década de 90 eu estava a dar aulas na Gerrit Rietveld Akademie de Arte, em Amesterdão. Uma vez por ano organizávamos um passeio para os estudantes. Em 1993 decidimos visitar Lisboa. Num domingo fui a Vila Franca de Xira com alguns alunos. Chegámos justamente no momento em que os forcados saíam da arena, cobertos de sangue. Tirei algumas fotos com uma simples máquina Polaroid e acontece que as fotos eram tão interessantes que decidi voltar no ano seguinte para fotografar estes rapazes com a minha máquina fotográfica 4x5 polegadas. Por isso, em 1994 fiquei duas semanas em Portugal.

Posts relacionados:
cultura factor 40

Procurar Portugal 1994-2006
Candida Höffer, Hannah Collins, Rineke Dijkstra

Museu Municipal, Faro
Até 30 de Setembro

Sem comentários:

 
free web page hit counter