26 junho, 2007

Robert Frank

Robert Frank (© Barry Kornbluh)

Robert Frank (Suíça, 1924) foi galardoado com o maior prémio do PHOTOESPAÑA2007. Para além do fotógrafo da geração beat, o festival distinguiu ainda, nas categorias nacionais, a galerista Marta Gili e o fotógrafo Javier Vallhornat.
O júri da 10ª edição do PHOTOESPAÑA2007 justifica a atribuição deste prémio a Frank com a "trajetória profissional" do fotógrafo e a "sua influência na fotografia contemporânea". Nascido numa família de judeus, Frank emigrou para os EUA no pós-guerra e começou a ganhar reconhecimento na década de 50 depois de ter publicado o livro The Americans, série de retratos que captou numa travessia pelo país. A obra revelava uma América racista e profundamente dividida em termos de classes sociais. Por causa deste livro foi acusado de “antipatriota”. Trabalhou com grandes nomes da beat generation como Jack Kerouac, Allen Ginsberg, Gregory Corso e Peter Orlovsky.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não vou esquecer nunca a exposição que vi no ccb. Já conhecia alguns trabalhos dele, aliás, é uma presença obrigatória em qualquer história da fotografia, mas na época, desconhecia a verdadeira dimensão da sua obra. O que mais me impressionou (e marcou), foi a agustia, aquela insatisfação constante, como se estivesse sempre à procura da imagem que nunca era aquela. Uma lição para quem se vangloria (muitas vezes sem motivo) de algo que fez e que por acaso, até correu bem. A arte, como tudo na vida, faz-se a trabalhar. Muito! E Robert Franck é disso um grande exemplo.

 
free web page hit counter