22 maio, 2007

Edit!

(© Collier Scharr)


A Ellipse Foundation parece apostada em partilhar com o comum dos mortais a arte que o dinheiro de uma pequena minoria pode comprar. Essa atitude desempoeirada para com o conceito de colecção privada já tinha ficado presente no arranque do Art Centre de Alcoitão. A recente inauguração da Edit! no centro de artes visuais (Coimbra), com fotografia e vídeo do acervo da colecção liderada por João Rendeiro, vem sublinhar ainda mais essa postura de porta aberta que se preocupa em tornar público o que de melhor se faz na criação contemporânea.
No início, a ideia do curador de Edit!, Delfim Sardo, era apresentar um conjunto de obras em suporte fotográfico, fílmico e videográfico, mas os limites do espaço do cav e o trânsito das peças da colecção por outras exposições fizeram com que a escolha recaísse nos suportes fotográfico e fílmico. Ainda assim, para que o grupo de peças a exibir fosse o mais alargado possível, houve necessidade de dividir a mostra em dois momentos distintos.

No texto de apresentação de Edit!, Sardo explica as direcções dessa divisão:

(...) o primeiro [momento] mais centrado em obras históricas ou que se reportam a situações de vivências, frequentemente paradoxais, do espaço público ou de mapeamento do ponto de vista (que se encontram nas peças de John Baldessari, Dan Graham, Ed Ruscha ou Alan Sekula), e um segundo momento mais centrado sobre a representação do corpo, quer como campo de combate ou fricção social, quer no interior das poéticas próprias dos diversos artistas. (...)


Edit!
Fotografia e filme da Colecção Ellipse

primeira parte # de 5 de Maio a 24 de Junho
John Baldessari/Lothar Baumgarten/Bernd & Hilla Becher/Dan Graham/João Maria Gusmão & Pedro Paiva/Jürgen Klauke/Steve McQueen/Catherine Opie/Ed Ruscha/Allan Sekula/Thomas Struth/Jeff Wall

segunda parte # de 30 de Junho a 9 de Setembro
Matthew Barney/Rineke Dijkstra/Olafur Eliasson/Robert Gober/Felix Gonzalez-Torres/Douglas Gordon/Candida Höfer/Cameron Jamie/Louise Lawler/Sherrie Levine/Sharon Lockhart/Jarbas Lopes/Steve McQueen/Gabriel Orozco/Jack Pierson/Gonzalo Puch/Rosângela Rennó/Collier Schorr/Lorna Simpson/João Tabarra/Wolfgang Tillmans/James Welling

centro de artes visuais
Pátio da Inquisição, 10, Coimbra
Tel.: 239826178
De ter. a dom., das 10h00 às 19h00

2 comentários:

tiagogoncalves disse...

Fui ver uma exposição do Jorge Morder ao CAV e gostei muito do espaço e da exposição. Vou tentar ver esta também.
Fica apenas um reparo: O local está extremamente escondido e infelizmente passava despercebido à maioria das pessoas. Nem os funcionários de um gabinete da câmara mesmo ao lado me sabiam indicar o sitio. Mas pronto. Espero que desta vez façam alguma coisa para inverter esta situação.

Anónimo disse...

"Edit!" Fui ver! Gostei muito!
Mas, quem é o responsável pela divulgação? Os outdoors estão péssimos...ninguem diz tratar-se de uma exposição de fotografia (não têm uma única palavra a aludir a este facto). Depois o local é escondido e nem uma seta a indicar...Enfim, portuguesices!

 
free web page hit counter