16 fevereiro, 2007

molder

Jorge Molder, série Nox, 1999 (colecção particular)

O Prémio AICA/MC (Associação Internacional de Críticos de Arte/Ministério da Cultura), na categoria de artes visuais, foi este ano atribuído, por unanimidade, ao fotógrafo Jorge Molder. O júri, constituído por Ana Tostões, João Pinharanda, Nuno Crespo, Ricardo Carvalho e Rui Mário Gonçalves, afirma que Molder foi um dos artistas que “mais contribuiu para a importância alcançada por esse meio de expressão no contexto actual”. Por outro lado, “a sua coerência programática e conceptual ficou bem patente na sucessão de exposições de 2006 (Santiago de Compostela, Madrid, Coimbra e Lisboa)”.
Avesso à ideia de concursos, Jorge Molder confirma no Público de hoje que este é o primeiro prémio da sua já longa carreira. “É bom sentir que o nosso trabalho foi reconhecido pelas pessoas que estimamos”, disse congratulando-se com a sintonia entre os membros do júri.
Paulo David foi também reconhecido com o mesmo prémio na categoria de arquitectura. Os galardoados vão receber 10 mil euros cada.
No âmbito das comemorações dos 25 anos do Prémio AICA/MC, a organização prepara uma grande exposição retrospectiva que faz um balanço não só dos premiados, mas também da arte e da arquitectura portuguesa deste período.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois é...são sempre os mesmos que s~so "reconhecidos"...faz lembrar a vergomha que é o BESPhoto! Os amigos e conhecidos elegem outro amigo, muitas vezes por solidariedade com o amigo do amigo..Estamos fartos que a fotografia em Portugal seja vista com esta dualidade: os "artistas" que não sabem fotografar e ganham prémios, e os fotógrafos, que ganham prémios lá fora, e cá sofrem do velho estigma "santos de casa não fazem milagres...Do sr. Jorge Molder, que por "acaso" é o presidente do CAM-Gulbenkian, nunca vi nada de interessante. A sua fotografia é egocêntrica e pseudo-introspectiva. Um típico artista plástico que usa a fotografia como media, e não como objecto final per si. Frequento sistemáticamente vários salões como o Paris-Photo (considerado o melhor do mundo)e este tipo de trabalho "à la" Molder/BesPhoto pura e simplesmente não existe. A fotografia pode ser um media, mas é muito mais que isso: o que está em causa não é o objecto fotografado, mas a forma como o vemos. É este ERRO que os artistas plásticos não entendem. Uma coisa é "registar" sob a forma de uma imagem fotográfica, uma obra, instalação, ideia ou coisa; outra é VER o mundo
de uma certa maneira. Os grandes fotógrafos (cartier bresson, avedon, karsh, sieff, etc.)não fotografam "coisas". Ele VÊM as coisas à sua maneira. Os fotógrafos portugueses que mais deram à fotografia passam a vida a ganhar prestígio mo estrangeiro (veja-se o caso de Eduardo Gageiro) e depois para publicarem um livro t~em que pagar do seu bolso a edição...esta é uma triste verdade que representa o nosso país. Portanto, não me surpreende que o Molder tenha ganho este prémio, da mesma foma que a Helena Almeida tenha ganho o 1º Besphoto...

JOAQUIM CASTILHO disse...

“É bom sentir que o nosso trabalho foi reconhecido pelas pessoas que estimamos”, disse(Molder)congratulando-se com a sintonia entre os membros do júri.

Trata-se realmente de um cambalacho entre amigos e amigos dos meus amigos e amigos que se querem por em bicos dos pés.
O panorama é assim, não só na fotografia mas no "negócio" das artes plásticas em geral e não só em Portugal...O mercado também aqui é rei e o marketing é fundamental e as "mafias" sabem como pomover os "artistas" e ganhar influência , cargos de curador , de director de museu, de responsável por colecção pública ou privada, ou seja reconhecimento público e dinheiro.

Amén!

Anónimo disse...

Grande QUIM! Não podia estar mais de acordo! A vergonha continua...O sr. Molder reconheceu que foram as pessoas que ele "estima" que lhe atribuiram o prémio...Perguntem-lhe o que fez pela fotografia? Viva o país do clientelismo! Sabem que o senhor ministro da economia é casado com uma das responsáveis do BesPhoto? Sabem que ele compra trabalhos dos artitas seleccionados e premiados neste vergonhoso prémio? Juntem as peças do puzzlle se fizerem favor... Talvez ele esteja a "valorizar" as peças que compra...

 
free web page hit counter