09 fevereiro, 2007

a escolhida

© Spencer Platt (Getty Images)


As bombas da aviação israelita tinham deixado de cair há 24 horas. Debaixo de tiroteio havia um mês, Beirute respirava de alívio com o cessar-fogo acordado entre Israel e o Hezbollah. Os milhares de libaneses que tinham sido obrigados a abandonar as suas casas regressavam em massa à capital libanesa. Boa parte da cidade que haviam deixado para trás alterara-se. Perante uma nova geografia urbana, muitos libaneses, de máquinas fotográficas em punho, transformaram-se em turistas dentro da sua cidade. A imagem de Spencer Platt, fotógrafo americano da agência Getty Images, que venceu o World Press Photo 2006, carrega esta e outras contradições. Reúne num instante a estranheza, a emoção e a surpresa de quem se vê perante a destruição que a guerra provoca. Mostra um quadro surrealista, com protagonistas que parecem saídos de uma noite de farra enquanto outros tentam perceber o que escapou às bombas.
“Não conseguimos parar de olhar para esta fotografia. Transmite a complexidade e as contradições da vida real no meio do caos. Esta imagem leva-nos para lá das evidências”, justificou a presidente do júri, Michele McNally, editora executiva adjunta do New York Times.
Numa entrevista ao site da agência Getty Images, publicada em 2003, Spencer Platt revela o que, na sua opinião, é o bom fotojornalismo: “Dar uma história de uma maneira que as pessoas a percebam e mostrar a verdade do que está a acontecer; (...) é jornalismo e é arte. É mostrar as duas coisas ao mesmo tempo: ser criativo, sem perder de vista a realidade.”
Por ter vencido na principal categoria do World Press Photo, Platt vai receber 10 mil euros numa cerimónia no dia 22 de Abril, em Amesterdão, Holanda. A edição deste ano recebeu portfolios de 4440 fotógrafos profissionais de 124 países. Entre 27 de Janeiro e 8 de Fevereiro, o júri viu um total de 78.083 fotografias.
Para além da Fotografia do Ano, o World Press Photo apresenta mais dez categorias, em que foram reconhecidos 53 fotógrafos de 23 países.
Os três dias que precedem a cerimónia de entrega dos prémios, em Oude Kerk, serão preenchidos com conferências, seminários e projecções de fotografia. Ali, além da exposição dos premiados, poderão ser vistas ainda outras duas mostras: uma selecção especial do trabalho de Spencer Platt e outra sobre as alterações climáticas em África, registadas por fotojornalistas locais. O calendário provisório da digressão das imagens do prémio inclui já dois locais para Portugal: Portimão (Passeio Ribeirinho de Portimão), entre 21 de Julho e 12 de Agosto, e Maia (Fórum da Maia), entre 4 e 25 de Novembro.
(Sérgio B. Gomes, Público, 10.02.2007)

A galeria das imagens vencedoras está aqui.
A entrevista a Spencer Platt está aqui.

Sem comentários:

 
free web page hit counter