18 julho, 2006

SilvaBlaufuksThemlitzAraújo

Vasco Araújo

Augusto Alves da Silva

Estão escolhidos os participantes do BESphoto 2006: Augusto Alves da Silva, Daniel Blaufuks, Susanne Themlitz e Vasco Araújo.
Este ano ninguém recusou entrar no prémio, ao contrário do que aconteceu na edição anterior quando Paulo Nozolino e a dupla João Maria Gusmão/Pedro Paiva decidiram protestar publicamente pela forma como foi escolhido o júri na estreia do galardão, em 2004.
A indefinição à volta do que vai ser e como se vão distribuir os espaços de exposição do Centro Cultural de Belém (parceiro do BES nesta iniciativa) levou os organizadores a equacionarem outro local para acolher as obras dos quatro artistas seleccionados.
Do que ficou dito na apresentação de ontem existe uma clara vontade de internacionalizar o BESphoto, abrindo o prémio à participação de artistas de outras nacionalidades e mostrando as imagens escolhidos a cada ano em salas estrangeiras.
Para conquistar o estatuto de candidato ao prémio final BESphoto (15 mil euros) é necessário fazer pelo menos uma exposição em Portugal. No caso da edição deste ano, contaram as mostras realizadas entre 1 de Julho de 2005 e 30 de Junho de 2006 e “o facto da fotografia e das suas diferentes utilizações se integrarem cada vez mais no campo alargado da produção artística contemporânea”.
A exposição 27 Fotografias e um Vídeo (Centro das Artes – Calheta) de Augusto Alves da Silva testemunhou “a coerência da sua estratégia deceptiva em torno da imagem fotográfica”.
Em No Próximo Sábado (Galeria Carlos Carvalho – Lisboa) Daniel Blaufuks “demonstrou a maturidade da sua obra fotográfica, na qual a banalidade do quotidiano é destacada e tornada insólita”.
O uso que Susanne Themlitz fez da fotografia na exposição Extroversão (Agência Vera Cortês – Lisboa) conferiu “outras visibilidades ao seu universo onírico e singular”.
A nomeação de Vasco Araújo foi justificada “pelo conjunto das últimas exposições”, entre as quais Densidade Relativa (CAMJAP, Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa) e O Que Eu Fui (Galeria Filomena Soares – Lisboa), “onde a fotografia teve especial relevância nos trabalhos apresentados, estabelecendo uma relação significativa na instalação da imagem fotográfica no espaço”.
O júri de selecção foi constituído por Maria do Carmo Serén, Lúcia Marques, Filipa Valadares, Filipa Oliveira e Jürgen Bock. O júri que escolherá o vencedor final ainda não está escolhido.
As fotografias dos artistas nomeados vão ser mostradas a partir de 18 de Janeiro de 2007. Os trabalhos podem ser originais ou obras recentes (não mais de três anos).
Em 2004, o BESphoto reconheceu a obra de Helena Almeida. Em 2005, o arrojo experimental de José Luís Neto.

Susanne Themlitz

Daniel Blaufuks

3 comentários:

Anónimo disse...

Após ver os nomes anunciados, o nome daquele que creio ser o potencial vencedor: daniel blaufuks. Estive presente na exposição dele na Carlos Carvalho e tive logo essa intuição.Independentemente dos potencias vencedores, pelo menos este ano espero não ver polémicas. Estas iniciativas, apesar do seu caracter comercial, são importantes para a fotografia portuguesa.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
free web page hit counter