07 janeiro, 2006

Ainda sobre a degradação do Centro de Artes Visuais

O presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, tocou-se com a crítica de Eduardo Prado Coelho a propósito da degradação do Centro de Artes Visuais e decidiu escrever-lhe uma carta a rebater os argumentos do professor universitário.
Coelho volta ao assunto no seu "O Fio do Horizonte" do PÚBLICO.

"Coimbra não é uma lição

Há tempos, estive em Coimbra, e fiz referência ao estado de decadência em que se encontra o Centro de Artes Visuais (CAV). Muito amavelmente, o presidente da câmara, Carlos Encarnação, escreveu-me uma carta, em que, de um modo mais ou menos subtil, enumerava as coisas que eu (não) teria visto, e insinuava que se não podia proteger apenas os amigos. E lá vinham as restrições orçamentais, etc. e tal. Devo dizer que este estilo "raposa matreira" de Carlos Encarnação me convenceu muito pouco. Independentemente das minhas relações pessoais com quem esteja neste momento à frente do CAV, há ali magníficas instalações, inauguradas pelo próprio Carlos Encarnação com pompa e circunstância, e que estão a ficar ao abandono. Chama-se a isto delapidar os recursos públicos. A maior cidade do centro do país, com uma enorme população universitária, não pode dar-se a estes luxos. Carlos Encarnação fala na peça de Pedro Cabrita Reis com grande e justificado orgulho. Mas isto significa que a não vê há muito tempo. Colocada num pátio, caem pedaços que ficam arrumados a um canto. Estamos perante um acto objectivo de vandalismo.
A assembleia municipal, com maioria PPD/CDS/PPM, confirma uma vez mais que, com raras excepções, a direita portuguesa, ao contrário de outras que existem por esse mundo fora, não faz a menor ideia dos problemas da cultura e das questões a resolver. E cortou a eito. Houve uma redução de 45 por cento, segundo os jornais, das verbas para a cultura. Imaginem os estragos. Carlos Encarnação envia para a frente de combate o seu vereador para a Cultura, Mário Nunes, que, como toda a gente sabe desde o início, seria excelente no domínio do tratamento do lixo ou mesmo na gestão do pessoal, mas de cultura nada entende: é um zero... à direita. Há um provincianismo que ressalta à mais leve conversa com o dito senhor, e que nos leva a pensar que para ele a cultura são essas formas de adulteração da cultura popular, que passam por ranchos e ranchinhos. acompanhados pelo respectivo acordeão. E, como dizem os irredutivelmente pacóvios, tudo o mais é elitismo.
Um amplo e significativo grupo de personalidades reconhecidas da vida de Coimbra (de Abílio Hernandez a Vital Moreira, de Gomes Canotilho a Carlos Reis, de Reis Torgal a João Mendes Ribeiro, de José Reis a Manuela Cruzeiro, veio há dias denunciar o ataque cerrado à cultura pela parte da câmara municipal e da sua maioria. Quando o lamentável Mário Nunes, pau para todas as colheres, vem dizer que os contratos celebrados com a Escola da Noite e o Teatro Gil Vicente são "gravosos" e "lesivos" para os interesses do município, percebemos que terreno pisamos. O mesmo se poderá dizer do CAV, e será por isso que Carlos Encarnação nem mesmo cumpre as obrigações financeiras a que estava contratualmente obrigado. Para ele, é tudo uma questão de amigos. O que é a desculpa quando se tem alguns amigos medíocres que querem apoios e subsídios. Os critérios de qualidade não parecem existir.
Donde, neste momento, em termos culturais, Coimbra não é uma lição."
(Eduardo Prado Coelho, in PÚBLICO, 28-11-2005)

2 comentários:

janeca disse...

desculpa escrever aqui, mas nao consigo entrar no msn e portanto nao tenho o teu mail e queria cumprir o prometido:
www.datrento.blogspot.com
beijinhos

Anónimo disse...

warhammer gold warhammer money warhammer accounts tibia money tibia gold tibia item runescape accounts buy runescape accounts runescape money runescape gold runescape gp runescape power leveling runescape powerleveling cheap rs2 powerleveling runescape equipment buy rs equipment runescape runes cheap rs2 runes runescape logs cheap rs2 logs runescape items buy runescape items runescape quest point rs2 quest point cheap runescape questpoint runescape gold runescape items runescape power leveling runescape money runescape gold buy runescape gold buy runescape money runescape items runescape accounts runescape gp runescape accounts runescape money runescape power leveling runescape powerleveling tibia gold dofus kamas buy dofus kamas wow power leveling wow powerleveling runescape questpoint rs2 questpoint Warcraft PowerLeveling Warcraft Power Leveling World of Warcraft PowerLeveling World of Warcraft Power Leveling Hellgate money Hellgate gold buy runescape logs buy rs2 items cheap runescape items Hellgate London gold Guild Wars Gold buy Guild Wars Gold runescape items rs2 accounts cheap rs2 equipments lotro gold buy lotro gold buy runescape money buy runescape gold buy runescape runes lotro gold buy lotro gold runescape money runescape gold cheap rs2 powerleveling eve isk eve online isk buy runescape power leveling rs2 power leveling tibia gold tibia item runescape accounts Fiesta Silver Fiesta Gold Scions of Fate Gold Hellgate Palladium Hellgate London Palladium SOF Gold Age Of Conan Gold AOC Gold ArchLord gold tibia money tibia gold runescape accounts runescape gold cheap rs2 powerleveling buy ArchLord gold DDO Plat Dungeons and Dragons Online Plat

 
free web page hit counter