23 fevereiro, 2014

Pellegrin

Funeral de Yasser Arafat, em Ramallah, em 2004
©Paolo Pellegrin/Magnum Photos para a Vanity Fair

O fotojornalista italiano Paolo Pellegrin, membro da cooperativa de fotografia Magnum, será o presidente do júri da próxima edição do prémio Estação Imagem/Mora, o único do género em Portugal, que se realiza em Abril naquela localidade alentejana. Pellegrin é um dos mais reputados repórteres a nível mundial, tendo sido distinguido com os principais prémios da profissão, entre os quais o Leica Medal of Excellence e o Robert Capa Gold Medal Award. Soma ainda uma dezena de prémios World Press Photo.

Paolo Pellegrin (Roma, 1964) tem uma abordagem ao trabalho fotográfico muito inspirada na postura e na estética de Robert Capa, um dos fundadores da agência que o representa, mestre do fotojornalismo que procurava a proximidade do sujeito e que deixava para segundo plano
a perfeição técnica ou a nitidez da imagem. “Estou mais interessado num tipo de fotografia que permanece ‘inacabada’ – uma fotografia sugestiva que potencia a conversa ou o diálogo”, refere o fotógrafo na página online da Magnum com a sua biografia.

Para além de Paolo Pellegrin, o júri da competição deste ano, que distribuirá os prémios no dia 19 de Abril, será composto por mais quatro elementos: Alessandra Mauro, curadora de fotografia; Christopher Morris, fotojornalista da agência VII; Pablo Juliá, director do Centro Andaluz da Fotografia; e Jérôme Sessini, fotojornalista da Magnum. O prémio está aberto a fotojornalistas portugueses, dos PALOP e da Galiza, bem como aos estrangeiros residentes nestes territórios. As participações podem ser enviadas até ao dia 30 de Março através do site www.estacao-imagem.com

O prémio foi dotado de um valor pecuniário de 3500 euros e os vencedores do 1.º prémio de cada uma das sete categorias (Notícias, Assuntos Contemporâneos, Vida Quotidiana, Retrato, Desporto, Arte e Espectáculos e Ambiente) recebem 1000 euros. Todos os anos é também atribuída uma bolsa no valor de 4.000 euros para a realização de um projecto documental sobre o Alentejo. O projecto vencedor deve ser desenvolvido durante 2014 e será publicado em livro e mostrado numa exposição itinerante no ano seguinte.

Sem comentários:

 
free web page hit counter