02 julho, 2010

 fotografiafalada


Krakatindur, da série Iceland
© Manel Armengol



(Manel Armengol)

Estas são seguidas. Houve uma noite que não dormi. Estávamos num refúgio. Na segunda viagem tive um ajudante islandês porque não me via capaz de conduzir sempre e transportar todo o material sozinho. Estas duas fotografias foram resultado de uma noite sem dormir porque no refúgio havia muitas pessoas a dormir lado a lado, algumas delas a ressonar… não conseguia dormir. Saí de madrugada. Há uma da manhã, acordei o ajudante e disse-lhe que íamos fazer fotografias. Fui até ao topo da montanha onde estava o refúgio e, quando cheguei, eram duas ou três da madrugada, havia uma luz ténue, silêncio absoluto… Até que vi a primeira luz do sol no pico desta montanha que era de uma coloração ocre. Era uma imagem muito intensa porque tudo à volta era negro, rocha vulcânica… talvez seja uma das imagens desta série em que se nota mais esta tentativa de compenetração com o que estava a ver… creio que transparece, que se percebe isso. É um momento mágico, pode parecer até um pouco teatral, mas foi um momento muito forte, muito real. Não sei se para além de mim, as pessoas conseguirão sentir isso.



Blautaver, da série Iceland
© Manel Armengol




Manel Armengol, Terrae
Galeria Pente 10, Trav. da Fábrica dos Pentes, 10, Lisboa,
Até 3 de Julho

3 comentários:

Anónimo disse...

Vê-se um silêncio espesso e inabalável. Tudo parece tão sólido! E tão certo...Será que é o preto e branco que dá esta sensação de tamanha solidez? Quando no piso inferior me deparei com as restantes, os olhos não se adaptaram. Foi aí que deixei de ver. A cor estava escorregadia.

Miguel disse...

Não entendo o programa desta galeria.
Apareceu como uma das galerias que poderia ter ajudado a mudar o conceito de Fotografia Contemporânea, mas parece viver justamente das imagens "vintage".
É Manel Armengol, mas poderia bem ser Ansel Adams.
Acho que se fosse possível retirar títulos, o de Fotografia Contemporânea deveria ser retirado à Pente 10.
Está aquém de realizar um trabalho com rigor e construir o que deveria ser de facto a Fotografia Contemporânea em Portugal.
Para mim é uma desilusão e deixou de ter qualquer fundamento em existir.

Anónimo disse...

Esclarecimento:

1) As fotografias de Manel Armengol que estiveram expostas na Galeria Pente 10 foram obtidas entre 2003 e 2008.

2) Fotografia contemporânea: a partir dos anos 70.

3) Fotografia vintage: provas impressas entre um a dois anos depois das imagens serem captadas.

4) A Galeria Pente 10 é uma galeria privada e não um canal de televisão.

Catarina Ferrer
Galeria Pente 10

 
free web page hit counter