24 dezembro, 2009

Novos talentos

© Miguel Godinho

Miguel Godinho é o vencedor do Prémio Novo Talento Fnac Fotografia 2009. O projecto Mimesis traça os caminhos, ora subtis ora declarados, da necessidade do Homem em estar ao lado da natureza, de se enquadrar nela e de a tomar como modelo nas mais ínfimas manifestações da vida e do quotidiano.
Miguel Proença, com Los Agarradores, e Cátia Alves, com Um Dia Pergunto o Teu Nome, foram distinguidos com menções honrosas.
O júri que seleccionou estes trabalhos foi composto por António Júlio Duarte (fotógrafo), António Pedro Ferreira (fotógrafo), Fátima Marques Pereira (professora), Miguel von Hafe Pérez (crítico e comissário) e o escriba deste blogue.
A exposição com o trabalho vencedor será inaugurada no dia 22 de Janeiro na Fnac Colombo. Los Agarradores tem inauguração marcada para o dia 29 de Janeiro na Fnac do Norte Shopping e Um Dia Pergunto o Teu Nome para o dia 12 de Fevereiro na Fnac Almada.

Mimesis é a arte de reproduzir, de imitar, de tomar por modelo, de assemelhar, de falsificar. Mimesis parte da relação entre o Homem e a natureza, da necessidade que o Homem sente em criar espaços e objectos numa tentativa de copiar a própria natureza através de reproduções artificiais.
Miguel Godinho, Mimesis


© Miguel Proença

Desde a Idade do Bronze que os galegos se ocupam de adestrar as bestas. A existência de manadas selvagens nas montanhas, dá lugar a um dos espectáculos mais genuínos sobre a lida destas gentes do campo que, cada Verão, se exibe nos montes para, com gritos guerreiros, obrigar os cavalos a descer das montanhas aos vales.
Miguel Proença, Los Agarradores


© Cátia Alves

Não são retratos de um indivíduo porque neles, por muito que se incluam muitas variações, nunca se consegue aglomerar um Eu, são antes retratos da nossa pluralidade, identidades globais dispostas em catálogo.
Cátia Alves, Um Dia Pergunto o Teu Nome

5 comentários:

Anónimo disse...

A primeira exposiçao Do Miguel Godinho foi aqui..
http://www.kameraphoto.com/kgallery/exhibition.preview.php?lang=en&id=11

HRC disse...

Bravo! Parabéns aos três mas em especial aos meus colegas Miguel e Cátia! É um prazer conhecer-vos.

João Baptista disse...

Parabéns Cátia, continua!

João Baptista disse...

Godinho, estou contigo!

Unknown disse...

Godinho também estou contigo,parabéns pelo trabalho e percurso.Tu mereces pela coerência.
Álvaro

 
free web page hit counter