08 dezembro, 2009

=ColecçãoàVista= 40

Manuel Pinheiro da Rocha (1893-1973), Pintor. S/ data
Colecção Nacional de Fotografia © Centro Português de Fotografia


Pinheiro da Rocha

Nasceu em Britiande, Lamego, e desde cedo foi trabalhar para a alfaiataria do pai, manifestando a extraordinária vocação para esta profissão denotando uma estética e um sentido artístico muito elevados. Passou por alguns dos melhores alfaiates do Porto até ter fundado, em 1920, a Alfaiataria Pinheiro da Rocha, na Rua de Santa Catarina, coabitando com o célebre fotógrafo Domingos Alvão. Por certo, esta proximidade terá despertado nele o gosto pela fotografia.
Nesta época, convivia com artistas plásticos famosos, tais como o mestre Acácio Lima, o célebre escultor Teixeira Lopes e Agostinho Salgado.
Os seus trabalhos estiveram expostos nos mais importantes salões nacionais e internacionais; foi o primeiro português a ver uma fotografia sua a ser admitida no Salão de Londres, tendo exposto ainda em Paris, Saragoça, Madrid e no Salão Internacional Alberto I, em Bruxelas.
(texto:CPF)

2 comentários:

ana. disse...

Seu blog é muito interessante.

Gostei daqui mesmo.

Anónimo disse...

E até sei onde foi colhido este instantâneo: junto à capela de São Bartolomeu, em Britiande, cuja igreja matriz se vê ao fundo. Terra natal do fotógrafo, portanto.

 
free web page hit counter