02 novembro, 2009

450

Jordi Burch, Expedição arqueológica com alunos e professores, Junho, 2009, Arronches
© Jordi Burch


Para a história da Universidade de Évora

Sérgio C. Andrade
(P2, 1.11.2009)

É um levantamento histórico-sociológico aquele que a Universidade de Évora decidiu agora fazer, na passagem dos 450 anos de ensino na instituição. A reitoria decidiu assinalar a efeméride com um projecto triplo: uma exposição, um livro e um vídeo, que fazem uma súmula daquilo que é a realidade actual na universidade. O seu dia-a-dia, dentro e fora de portas, a população estudantil que a frequenta e as actividades em que se envolve ao longo do ano lectivo: o estudo e o lazer, a investigação laboratorial e o trabalho de campo, as praxes e o desporto, a relação com as pedras e os lugares históricos de Évora...

Da exposição de fotografia ocupou-se o colectivo Kameraphoto, que reuniu 13 fotógrafos – Alexandre Almeida, Augusto Brázio, Céu Guarda, Guillaume Pazat, João Pina, Jordi Burch, Martim Ramos, Nelson d’Aires, Pauliana Valente Pimentel, Pedro Letria, Sandra Rocha e Valter Vinagre.

“Esmiuçaram” a universidade de ponta a ponta, e do início ao fim de um ciclo, “percorrendo salas de aula, bibliotecas, laboratórios de investigação e herdades experimentais, espiando os alunos e os professores nas cerimónias académicas, na lavra dos campos, nas pesquisas arqueológicas, nas cirurgias veterinárias, na observação da fauna oceânica, nas expressões artísticas e no desporto, no namoro, no lazer e nas tradicionais praxes académicas”, como descreve o reitor, Jorge Araújo.

Tudo isto está registado num retrato constituído por 170 imagens, realizadas “sem
maquilhagem nem peruca”, e que poderão ser vistas a partir de hoje, e até 31 de Dezembro, no Palácio da Inquisição, na galeria de exposições da Fundação Eugénio de Almeida – que futuramente será a sede do Museu de Arte Contemporânea de Évora.

Acresce à exposição e ao livro um vídeo de 16 minutos, intitulado A Rede, realizado por Rui Xavier, também membro do colectivo Kameraphoto. No conjunto, um testemunho da vida real da Universidade de Évora, ao mesmo tempo para registar História e ficar para a História.

Augusto Brázio, Hospital Veterinário, pós-operatório, Março, 2009
© Augusto Brázio

450, [Kameraphoto]
Fundação Eugénio de Almeida, Palácio da Inquisição, Évora
Até 31 de Dezembro

1 comentário:

Tiago Lopes disse...

blog fantastico está de parabens as suas fotos sao muito boas,...abraço

 
free web page hit counter