29 setembro, 2009

na [Kgaleria]

Bert Teunissen, Domestic Landscapes
© Bert Teunissen

É muito feliz e acertada a passagem de testemunho que as fotografias do peruano Paco Chuquiure fazem ao trabalho do holandês Bert Teunissen na [Kgaleria], em Lisboa. Há em ambos uma procura da pose grave em espaços que são do círculo mais íntimo dos seus protagonistas e uma composição meticulosamente arrumada, como que a tentar parar ainda mais o tempo. Perpassa um sentimento de ligação afectiva com o lugar. Nas imagens a preto e branco de Chuquiure, mais soturnas e comprometidas, encontra-se a mesma dignidade nostálgica das imagens a cores de Teunissen, mais livres e românticas.

O projecto de Paco Chuquiure, Álbum Familiar, retrata a vida dos habitantes de Oásis Villa, uma parcela de terra no distrito de Villa El Salvador, nos arrabaldes de Lima, Peru. Este terreno foi ocupado à força por cerca de 1200 famílias em meados de 2006. As condições de vida estão no limite e os habitantes vivem com ansiedade, na expectativa de serem desalojados pelas autoridades ou pelos donos legítimos daquelas terras. Apesar de viverem na incerteza de ficarem sem o pouco que têm, Chuquiure afirma ter descoberto aqui "o prazer de viver" e uma organização social muito forte presente, por exemplo, nas inúmeras celebrações que tanto podem marcar o nascimento de uma criança como a efeméride do assassinato de um líder local.

Em Domestic Landscapes Bert Teunissen tenta apreender uma luminosidade particular, a luminosidade dos velhos lugares, das velhas casas europeias que, na sua opinião, está a desaparecer à medida que se vão destruindo antigas habitações, tascas e lojas. A faísca que deu início a esta série está na infância do autor que nunca se adaptou bem à mudança para uma casa nova e um estilo de vida urbano. Desde que, há 10 anos, captou uma imagem dentro de uma casa em Castelnau, no sul de França, e sentiu naquela luz uma remeniscência da "sua" antiga luz nunca mais parou. Muitas das imagens de Domestic Landscapes foram captadas em Portugal. O Museu da Imagem de Braga apresentou uma selecção deste trabalho em 2004 e agora é a vez da K Galeria receber estas selectas composições de luz que nos atiram inevitavelmente para quadros de pintores como Vermeer.

Paco Chuquiure, Álbum Familiar
© Paco Chuquiure


Domestic Landscapes, de Bert Teunissen
[Kgaleria], Rua da Vinha 43A – Bairro Alto, Lisboa
De seg. a sex. das 10h às 18h, sáb. das 14h às 19h (excepto feriados)
Até 31 de Outubro

Sem comentários:

 
free web page hit counter