23 setembro, 2009

=ColecçãoàVista= 30


Leon Levinstein (1913-1988), Three Women, ca. 1960
Colecção Nacional de Fotografia © Centro Português de Fotografia

Momento de Exposição

Apesar do sucesso do início de 1950, quando obteve alguns prémios, Leon Levinstein só atraiu os olhos do público a partir de 1988, após a sua morte. Não foi o mundo em geral que captou com a sua câmara, mas antes os seus habitantes, os expressivos rostos e gestos. Enquanto espectadores, não temos noção de como se inserem nesse mundo. Desenvolveu um estilo de rua que tornou a sua fotografia directa e chocante, com ângulos baixos, perspectivas a ameaçar o diagonal e peculiares pontos de vista, que exibem ao mesmo tempo complexidade e elegância.
Homem de alma solitária, evitou sempre a intimidade com as pessoas. O único relacionamento sério que teve foi com a fotografia. Num olhar estrangeiro sobre “o pitoresco”, retrata com uma visão romântica o Portugal à beira-mar plantado, a típica Nazaré e a labuta dos pescadores.
(texto:CPF)

1 comentário:

Ademar Valente disse...

Tenho visitado seu site e me surpreendo com as fotografias que você publica de Portugal, me parece um país perdido no tempo. Estou falando de Leon Levinstein, mas você conhece o trabalho de Antero de Alda?

http://www.anterodealda.com/fotografia_barroso2.htm

Como eu posso ver fotos de 2009 tão iguais a outras de 1960 de Portugal?
Parabéns pelo seu blog.

 
free web page hit counter