31 agosto, 2009

Zgierz/Lisboa/Bissau

Guiné-Bissau, Bairro Quelele, Mercado © Mikael Levin

Que se saiba a fotografia não tem o dom de curar nada. E raras vezes apazigua ou adormece. Pelo contrário, contribui mais vezes para acicatar emoções, provocar estados de alma e ressuscitar histórias adormecidas resgatando do esquecimento os passos, os sinais, os lugares e os objectos, por mais irreconhecíveis que estejam, por mais desvanecidos se encontrem. Porque para visualizar nem sempre é preciso ver.
Para contar a História de Cristina (Museu Berardo, até 1 de Novembro), Mikael Levin serviu-se da fotografia como filtro difusor de uma narrativa de busca pessoal que só encontra nitidez e contorno no momento em que se torna colectiva (e logo nossa também). O percurso em torno das memórias de uma família judia que, em três gerações, se movimentou por geografias muito díspares é feito em imagens-retalho unidas por uma linha ténue que lhes fornece alguma cumplicidade, é uma linha que sugere viagem, movimento e diáspora que fica mais forte quando se mostram os sinais de um passado familiar, de uma história particular que se quis tornar pública e que se quer tornar origem de novas histórias.
A exposição Cristina`s History mostra imagens de Zgierz, Lisboa e Guiné-Bissau. Zgierz é uma aldeia polaca, origem dos antepassados de Cristina da Silva-Schwarz e Mikael Levin. Uma geração da família passou por Lisboa, depois por Bissau e regressou a Lisboa.
Cristina`s History não é a história de um – é a história de vários. E é também a nossa história.


Zgierz, Fábrica em ruínas © Mikael Levin

Lisboa, Praça do comércio © Mikael Levin

Sem comentários:

 
free web page hit counter