18 agosto, 2009

best shot

Abbas Kiarostami, da série Rain
© Abbas Kiarostami/Purdy Hicks Gallery

Sabe bem entrar nas razões que levam um fotógrafo a escolher determinada imagem como a sua preferida entre milhares, milhões de outras. É particularmente feliz e bem feita a série best shot do Guardian que, segundo o arquivo disponível na web, já dura desde Novembro de 2006. O fotógrafo de moda Mario Testino foi o primeiro a explicar porque escolheu Eva Herzigova a contrariar o efeito Wonderbra como a sua best shot. Depois dele seguiram-se mais de uma centena de fotógrafos e outras tantas imagens.
O precioso arquivo desses testemunhos está aqui

2 comentários:

Sérgio Aires disse...

São as tais razões que a razão desconhece. Acontece que, por vezes, tais explicações e razões quebram o encanto da "coisa", não?

Anónimo disse...

Existe um livro interessante, para quem tem alguma curiosidade neste tema. Chama-se "Image Makers, Image Takers" compilado por uma jornalista chamada Anne-Celine Jaeger e é editado pela Thames & Hudson.
As entrevistas são conduzidas entre fotógrafos de Moda ou fotografos artistas e ainda que não falem de fotografias em particular é interessante perceber o seu discurso.
De salientar a forma despretensiosa como muitos deles se revelam relativamente à sua práctica e os conselhos que dão aos fotógrafos que se estão a iniciar.

 
free web page hit counter