21 julho, 2009

=ColecçãoàVista= 25

No. 1 Brownie Camera, model B. Eastman Kodak Company, Rochester, Nova Iorque, EUA
Colecção de Câmaras © Centro Português de Fotografia

“You press the button, we do the rest”

Em 1888 George Eastman apresentou ao mundo a No.1 Kodak Camera, e com o slogan You press the button, we do the rest (você carrega no botão, nós fazemos o resto) revolucionou todo o conceito de fazer fotografia. Pela primeira vez, o acto fotográfico restringe-se à captação da imagem em si. As provas finais passam a ser feitas em laboratórios comerciais.
Em 1900 é lançada a Kodak Brownie. Esta pequena e simples câmara, que custava apenas um dólar, era tão fácil de usar que as suas campanhas publicitárias se dirigiam às crianças enquanto potencial público-alvo. Teve tanto sucesso que durante setenta anos foram criados 125 modelos diferentes, isto é, milhões de câmaras produzidas e distribuídas em vários pontos do mundo.
Finalmente, a fotografia havia deixado de ser um mistério exclusivo do fotógrafo para passar a estar ao alcance de todos.
(texto:CPF)

3 comentários:

Mário Marzagão disse...

Eu tenho uma destas :-)))

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kodak_Baby_Brownie_(John_Kratz).jpg

Anónimo disse...

Esta não tenho... mas gostava de ter. Contento-me com outras :)

Mário Marzagão disse...

Caro Anónimo, também está bem servido ... e faltará com certeza a máquina que tirou a foto ;-)

A minha intenção não era abrir aqui um "concurso de património" e por isso até fui buscar a imagem da minha Brownie à net. Por isso também não vou enviar imagem da minha "tralha".

Mas fiquei curioso ao ver 3 RFs iguaizinhas (pequena diferença no flash). Serão da época em que se punha uma com B&W, uma com neg.cores e uma com slides ? Ou é puro coleccionismo ?

 
free web page hit counter