26 junho, 2009

Rodero na Magnum


Cristina García Rodero
(© Nelson Garrido/Público)

Cristina García Rodero tornou-se membro pleno da Magnum. É a primeira fotógrafa espanhola a entrar para a cooperativa fundada em 1947. O processo de admissão começou em 2005 e só ontem o nome da fotógrafa passou a constar de forma definitiva ao lado do de outros membros plenos. Segundo o El País, na terceira e última etapa do processo de admissão, Rodero apresentou um trabalho audiovisual que resume os seus 35 anos de obra. A aprovação dos sócios da cooperativa foi feita por voto secreto.
O trabalho de Cristina García Rodero, que em Outubro celebra 60 anos, gira em torno dos ritos pagãos e religiosos um pouco por todo mundo. No ano passado, a secção oficial do festival PhotoEspaña incluiu uma exposição sua - María Lionza, La Diosa de Los Ojos de Agua.

Cristina García Rodero estudou Pintura na Universidade Complutense de Madrid. Começou a fotografar em 1969 nos meios académicos. Um ano depois decidiu estudar fotografia na escola de Artes Plásticas e Desenho da mesma cidade. Em 1973 começou um trabalho de investigação e recompilação das festas, tradições e rituais pagãos e religiosos em Espanha. A partir de 1989 colaborou com a agência Vu, de Paris. O Getty Center for the History of Art and the Humanities de Santa Mónica comprou, em 1992, cerca de 6000 fotografias relacionadas com religiosidade, cultos, ritos, festivais, tradições e vestuário popular de Espanha. O trabalho sobre o culto a María Lionza começou em 1998. Em 2001, foi seleccionada por Harald Szeeman para participar na Bienal de Veneza. Repetiu a presença na mesma bienal em 2005. Em 2007, tornou-se Fotógrafa Associada da cooperativa de fotógrafos Magnum.

»»Post relacionado
»(
*À conversa com...)

1 comentário:

Guto disse...

Fantástico, talvez ainda haja hipótese de uma reedição do livro "Espana Oculta"...

 
free web page hit counter