19 maio, 2009

Hugh van Es, 1941-2009


Hugh van Es, Saigão, 29 de Abril de 1975


O fotógrafo holandês Hugh van Es morreu na semana passada em Hong Kong, onde vivia desde 1967. Van Es captou a imagem que ficou como símbolo da derrota americana na Guerra do Vietname. A 29 de Abril de 1975, na fuga desesperada perante a derrota mais que certa, um grupo de cidadãos americanos sobe em fila para o telhado de uma casa em Saigão onde um UH-1 Huey da Força Aérea dos EUA os espera. Um erro do editor de fotografia que recebeu a imagem fez com que durante muito tempo se pensasse que o edifício onde decorre a retirada se tratasse da embaixada dos EUA. Na verdade, era a casa onde se instalou a CIA.
Hugh van Es cobriu o desenrolar da guerra entre 1969 e 1975, primeiro ao serviço da Associated Press e depois ao serviço da United Press International. Em 1975, quando as tropas norte-vietnamitas cercavam Saigão, Van Es captou a retirada atabalhoada de milhares de militares americanos e civis que quiseram abandonar a cidade.
A imagem que o tornou famoso é a prova de que muitas vezes basta estar no local certo, no momento certo para se testemunharem grandes momentos. Instalado no telhado do prédio onde estava sediada a UPI, Van Es não deve ter perdido muito tempo antes de disparar perante o que se estava a passar à sua frente.
Segundo o repórter de guerra Peter Arnett, citado pela BBC, Van Es foi um dos poucos jornalistas ocidentais que arriscou testemunhar o fim da guerra.
Depois do conflito no Vietname, Van Es, voltou a Hong Kong e continuou a cobrir guerras, incluindo a invasão soviética do Afeganistão e a revolta Moro nas Filipinas.
(fontes: BBC, Washington Post)

Sem comentários:

 
free web page hit counter