01 abril, 2009

Helen Levitt 1913-2009

Helen Levitt, Nova Iorque, 1940


Helen Levitt (Bensonhurst, 1913 - Manhattan, 2009) nunca fez parte de grupos ou movimentos de fotografia. Mas o trabalho que produziu ao longo de quase 50 anos de carreira inspirou-se profundamente nas imagens de Henri Cartier-Bresson e de Walker Evans, com quem chegou a colaborar numa série de fotografias captadas nos arredores de Nova Iorque. As suas primeiras imagens datam de 1936 e o grosso da sua obra está focada em cenas do quotidiano de rua de Nova Iorque. É muito frequente aparecerem crianças nas suas fotografias. A zona de Manhattan, onde vivia, era um dos seus locais favoritos para trabalhar. Foi a exposição Children: Photographs of Helen Levitt no M.O.M.A., de 1943, que lançou a sua reputação como fotógrafa. Depois de 1960, Levitt abandona o preto e branco e começa a fotografar a cores para captar a vida urbana. Publicou trabalhos na Fortune, na Harper`s Bazaar e na Time e, em 1990, o M.O.M.A. dedicou-lhe uma retrospectiva.

O obituário do New York Times está aqui
e o do Libération aqui

3 comentários:

Sara disse...

R.I.P.

Não conheci a fotógrafa, mas já passei pelo Google e dei uma olhadela ao seu trabalho. Muito bom. Algumas das suas fotos lembram-me Cartier-Bresson ou Mary Ellen Mark.

Anónimo disse...

Curioso! Quando olhei esta fotografia também me veio à memória Cartier Bresson, mas pensei de um modo inverso. Embora numa primeira abordagem pareça semelhante é contudo diferente. Também não conhecia, fui ver e confirmei a tendência ao que parece presente nesta fotografia: a diversidade dos mundos silenciosos que cada um trás consigo presente na expressão. Todos naquele momento e naquele espaço, mas cada um na sua. Apesar disto, tudo muito "compostinho". A disparidade não entra em colisão e tudo se arruma como numa jarra de flores de diferentes tipo. Ao passo que em Cartier Bresson parece que as expressões convergem mais e são muitas vezes estranhamente quocientes.

Nesta é giro ver as duas figuras do meio: afirmativamente diferentes e a expressão ausente dos miúdos laterais mais a sair que a entrar, mas nem cá nem lá.


Sabrina

Sara disse...

É verdade, os do meio parece que estão a comunicar directamente com a fotógrafa. O 3º a contar da esquerda parece uma actor de teatro.

 
free web page hit counter