11 fevereiro, 2009

Fairey vs AP


A fotografia da AP e o poster de Shepard Fairey

Parece que vamos ter batalha legal interessante entre a Associated Press e o artista Shepard Fairey a propósito da imagem que inspirou o poster icónico de Barack Obama. Depois do primeiro processo movido pela AP, agora é Fairey que quer que um juiz declare como fair-use a utilização da fotografia do repórter freelance Mannie Garcia. Os advogados do criador do cartaz argumentam que o uso da fotografia foi tomado apenas como uma "referência" para criar uma imagem visual com outros "significados" e "diferentes mensagens". Acho que o caso ainda é capaz de levar o seu tempo até ficar resolvido.
O New York Times conta todos os pormenores aqui

>post relacionado
>>Obama BD

4 comentários:

Anónimo disse...

Caberá aos juízes fazer cumprir a lei, mas apesar da imagem parecer igual existem algumas diferenças.

Será que se pudessem outros artistas em tribunal por usarem imagens apropriadas, eles também perderiam no tribunal.

Há um tempo atrás houve uma retrospectiva no Guggenheim do Richard Prince, com fotografias de campanhas publicitárias da Marlboro e não me parece que tanto a empresa, como o fotógrafo fossem a tribunal pedir compensações por isso.

Anónimo disse...

Não vai dar em nada...
Algumas agências acham que os seus fotógrafos são seres de um mundo inacessível e não perceberam ainda que vivemos na aldeia global e a produção artística é disso um reflexo inalienável. Quem não quer réplicas não partilhe (voltamos a Walter Benjamin?).
Bem, pode ser que algum juiz igualmente mesquinho pense de modo diferente, mas será uma perda de tempo...
Enfim, a América é um mundo de oportunidades... até jurídicas. O dinheiro, agora mais do que nunca, é uma prioridade e todas as guerras (jurídicas ou não) o têm confirmado :(

Chapa disse...

Acho que a mãe de Obama também devia reivindicar a autoria da imagem.

FOLHA DO TAQUARAL disse...

Adoraria aprender a transformar fotos assim.
Eu tento tento e não consigo.
Alguem aqui pode me ajudar?

 
free web page hit counter