23 dezembro, 2008

Salomon


Aristide Briand aponta para o fotógrafo durante uma festa, em Agosto de 1931
(Erich Salomon)


Chamavam-lhe o rei dos indiscretos
(Público, 28.11.2008)

Conferências internacionais, julgamentos, recepções a embaixadores, festas da alta sociedade alemã. Erich Salomon estava lá, com as suas câmaras fotográficas (a Leica ou a Ermanox de que raramente se separava), exibidas na mão ou escondidas numa pasta, para registar “momentos de desatenção” de alguns dos maiores políticos e celebridades do período entre as duas grandes guerras. Estava lá porque fazia parte dessa elite que ao mesmo tempo desafiava no seu próprio território, expondo-a naquilo que tinha de menos público.
Cento e trinta fotografias de Erich Salomon (1886-1944) estão até 25 de Janeiro no Jeu de Paume (Hotel de Sully), em Paris. A exposição, a primeira de uma trilogia dedicada à fotografia europeia entre guerras, é feita com o museu de arte moderna, arquitectura e fotografia de Berlim (depositário do arquivo Salomon) e ajuda a traçar o percurso deste filho de banqueiros, doutorado em Direito, que chegou a estudar zoologia, e que aos 40 anos se tornou fotógrafo.
Pioneiro do fotojornalismo, Salomon tornou-se famoso a partir de uma reportagem para o Berliner Illustrirte Zeitung em que, com a câmara escondida, fotografou um homicida em tribunal através de um buraco feito no chapéu. Seguiram-se muitos encontros com estrelas
das artes (como Marlene Dietrich) e da política (o primeiro-ministro francês Aristide Briand chamava-lhe o rei dos indiscretos), que muitas vezes só descobriam nas páginas das revistas e nas paredes das galerias que tinham sido apanhadas pelo “Houdini da fotografia”.
Judeu, refugiou-se na Holanda com a ascensão do nazismo na Alemanha. Com a invasão alemã, a família Salomon é descoberta e enviada para Auschwitz, onde viria a morrer em Julho de 1944. O seu trabalho ficou, como testemunha da revolução que desencadeou. Não era por acaso que Briand dizia que uma reunião só era verdadeiramente importante se Salomon lá estivesse.


(Erich Salomon)

Sem comentários:

 
free web page hit counter