20 dezembro, 2008

Obama BD


Quem viu as capas da revista Time dos últimos 15 anos relacionadas com a tradicional Person of the Year poderá ser levado a pensar que a fotografia foi dominante na representação identitária da personagem ou assunto seleccionados. É interessante verificar que desde os anos 20, década em que foi instituída a rubrica, são minoritárias as ocasiões em que a imagem fotográfica se sobrepôs à ilustração.
A escolha deste ano, que recaiu sobre Barack Obama, regressou ao grafismo puro e duro. Durante esta década, a revista apenas o tinha feito com a reeleição de George W. Bush, um pouco para sublinhar o papel do quase ex-presidente dos EUA como protagonista invencível do jogo de geoestratégia político-militar que se desenrola à escala global. Nessa imagem, a preocupação era não abandonar totalmente o realismo da figura para que os traços de austeridade não pudessem ser confundidos com qualqer boneco animado. Bush olha para o firmamento como se fosse já um busto esculpido na rocha de Mount Rushmore, onde estão quatro dos seus antecessores.
Com Barack Obama a Time não quis esperar por uma possível reeleição. Deu-lhe uma capa onde aparece representado através de puro desenho gráfico, como imagem que viaja rumo ao supra-real. É uma escolha que pode ter sido motivada por causa de uma imagem fotográfica violentamente desgastada e uma probabilidade reduzida de, através dela, causar impacto, surpresa. Na capa Person of the Year 2008 Obama aparece já firmado como ícone, como herói de banda desenhada capaz de salvar o mundo das garras de malfeitores. Surge como protagonista místico de um jogo que até é muito parecido com aquele em que Bush entrou. As semelhanças no tabuleiro e no guião são muitas. Os papeis é que mudaram - também muito por culpa da caracterização.

(Shepard Fairey, o artista que concebeu a capa da Time, fala sobre o seu trabalho aqui)

4 comentários:

PdR disse...

So' uma correccao, o artista nao e' Stephen Fairy, mas Shepard Fairey, o street artist que mais facilmente se identifica pelo Obey.
Ja' agora vale a pensa visitar o site e se possivel as exposicoes.
Lembro-me que o Cargo, em Londres, esta' (ou estava cheio) de decoracoes deste artista.

Site oficial: http://obeygiant.com/

Unknown disse...

Obrigado M0rph3u, já foi feita a correcção.

PdR disse...

De nada. Obrigado pela noticia :)

Anónimo disse...

boa tarde, eu sei que este post do ArtePhotographica já foi feito há algum tempo mas este blogue http://pictureyear.blogspot.com/ tem feito um trabalho de pesquisa muito interessante a tentar "rastrear" o fotografo de uma das fotografias mais conhecidas d Obama que deu origem aos posters HOPE e afins...nao sei se ja conhece, mas acho que vale a pena ver...! Obrigada!
Ana M. P.

 
free web page hit counter