16 dezembro, 2008

agir

Porto
(© Espólio Fotográfico Português)


Foi lançada ontem no Palácio da Bolsa do Porto a empresa Espólio Fotográfico Português que tem à sua guarda mais de 500 mil imagens da antiga Casa Beleza, que esteve instalada naquela cidade durante mais de meio século. A iniciativa de comprar o arquivo da Beleza, formado maioritariamente por fotografias das décadas de 20, 30, 40 e 50 do século XX, partiu de Mário Ferreira que promete comprar outros espólios representativos da memória visual portuguesa.
Durante o anúncio formal da empresa foi também lançado um livro e o um site, que está preparado para comercializar as cerca de 300 mil imagens já digitalizadas. A edição do álbum e o processo de tratamento de imagens foram orientados por Fernando de Sousa.
A Casa Beleza tinha como principal negócio o retrato de estúdio, por isso é natural que a maior parte das imagens do EFP estejam relacionadas com essa actividade. Mas há também muitas fotografias de paisagem, fotografias de cariz industrial, resultantes de encomendas específicas feitas ao estúdio.
Para além de inédita, a iniciativa do empresário portuense é louvável, porque através dela se contribui para a salvaguarda do património fotográfico português, desde sempre tão mal tratado e tão mal conhecido.

O site (muito bem estruturado e de pesquisa fácil) da Espólio Fotográfico Português está aqui


Douro, barco rabelo
(© Espólio Fotográfico Português)

Sem comentários:

 
free web page hit counter