04 novembro, 2008

volver

Volver
© Inês d'Orey

Inês d`Orey continua às voltas com os silêncios que provocamos nos espaços. E à procura de explicar a ligeireza com que deixamos de nos relacionar com lugares de uso rotineiro. Em Volver - onde é protagonista a Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, projecto da autoria de Fernando Távora e José Bernardo Távora - são colocados em fricção os sinais de vivência e manejo com os de abandono e depuração.
Em Paris, na FetArt, no âmbito do Mois de la Photo, a fotógrafa do Porto apresenta imagens da série Porto Interior com que venceu o prémio Novo Talento Fotografia FNAC do ano passado.

O texto completo de apresentação de Volver está aqui

[...]
Esta harmonia tranquilizadora, centrada no vazio, no silêncio, por certo tão ao gosto dos arquitectos que projectaram estes espaços (porque se reconhece a partilha de uma geometria que implica a arquitectura e fotografia numa representação abstracta e perene para lá da vida) só é posta em causa, e ainda assim sem comprometer nada, pela invasão lenta das ervas e heras que atacam o recanto da garagem ainda por inaugurar. Imaginamo-las aproveitar o abandono sazonal do edifício, para lentamente reivindicar a ruína e morte temporária da arquitectura. Sabemos ser esta invasão um acto menor e inconsequente no quotidiano da Escola. Mas não menos importante, não fosse a representação a vontade romântica de "tornar presente o que está ausente" quando estamos lá e não vemos o que acontece quando não estamos.

Pedro Bandeira


Volver, de Inês d'Orey
Escola de Arquitectura, Universidade do Minho, Guimarães,
Até 30 de Novembro

Sem comentários:

 
free web page hit counter