09 outubro, 2008

testemunhos

(© António Júlio Duarte)

Inaugura hoje no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, a exposição colectiva Testemunhos — Trajectos de Qualificação que envolve várias áreas da criação artística (fotografia, documentário e escrita). A qualificação, na escola e no trabalho, é o referente geral para o qual trabalharam dez autores. Na fotografia há trabalhos de Patrícia Almeida, Augusto Brázio, António Júlio Duarte, Sandra Rocha, André Cepeda, Pedro Letria, Augusto Alves da Silva e João Serra. O documentário Nacional 206 foi realizado por Catarina Alves Costa e mostra uma fábrica de têxteis situada no Vale do Ave. A escrita dos vários perfis retratados esteve a cargo de Kathleen Gomes. A iniciativa partiu do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

O comissário Sérgio Mah explica o projecto assim:
Procurou-se (...) potenciar uma representação actualizada e empiricamente sensível sobre o quotidiano de pessoas e perfis sócio-profissionais, sobre contextos de formação e sobre condições sociais e ambientes laborais em que o desafio da qualificação tem vindo a adquirir especial oportunidade e relevância pública.
(...)
Testemunhos — Trajectos de Qualificação propõe uma incursão sobre experiências reais nos domínios do trabalho e da formação, mas também sobre modos e percursos de vida que inevitavelmente nos faz pensar sobre a relação entre trajectos educativos e trajectos profissionais.

Testemunhos — Trajectos de Qualificação, vários autores
Centro de Congressos da Alfândega, Porto
Até 30 de Novembro

Sem comentários:

 
free web page hit counter