30 agosto, 2008

Perpignan - 20 anos

(© Alexandra Boulat/VII)

Fotografia artística não entra, é isso que o Visa Pour L’Image diz, curto e grosso, no regulamento: “Gostaríamos de lembrar que somos um festival internacional de fotojornalismo. Lidamos com acontecimentos actuais e não estamos interessados em fotografia artística.”
Não é assim tão simples, claro – Paolo Pellegrin, por exemplo, está aqui como está nos Rencontres d’Arles, outro festival francês, consagrado à fotografia artística por excelência –, mas a fotógrafa portuguesa Sandra Rocha, do colectivo Kameraphoto (que desde 2003 está presente na Semana Profissional do Visa Pour L’Image, uma espécie de FIL com 250 agências e associações de fotógrafos de mais de 60 países), garante que o espírito é “fotojornalismo puro e duro”.
Jean-François Leroy, o director deste Festival Internacional de Fotojornalismo que anualmente se realiza em Perpignan, no sul de França, costuma dizer que programa o Visa Pour L’Image como se editasse um grande jornal, por isso é um filtro privilegiado para olhar o mundo e, em particular, para as suas convulsões mais recentes. Nas 30 exposições desta edição é inevitável encontrar o Iraque ou o mortífero terramoto que abalou a China em Maio, mas também há trabalhos de fôlego sobre acontecimentos e casos menos conhecidos ou ignorados – histórias como a da humanitária do Burundi, Marguerite Barankitse, que criou um oásis no inferno para milhares de crianças órfãs, ou os gangs de São Salvador.
Perpignan é também um lugar onde os fotojornalistas podem pendurar as suas imagens na parede sem meter a mão na consciência – a migração do fotojornalismo para as galerias, face ao desinteresse ou constrangimentos da imprensa, é uma realidade cada vez maior, mas isso constitui um problema ético para muitos profissionais.
Faz 20 anos o festival – o tempo voa, diz Jean-François Leroy, mas nota-se que foi há muito, muito tempo. “Parece que foi ontem que dissemos pela primeira vez: 'Vamos montar um festival só de fotojornalismo.’ As pessoas riram e gozaram: 'Estão malucos! Quem pensam que são?” Não queriam acreditar: 'Vai ser um desastre’.”

(P2, Público, 30.08.2008)

O programa do festival está aqui
A jornalista do Público Kathleen Gomes falou com Paolo Pellegrin, um dos fotógrafos em destaque no festival. Para ler essa entrevista clique aqui
Se quiser descarregar uma entrevista com o director, Jean-François Leroy, clique aqui

La Vida Loca
(© Christian Poveda/Distribution Vu)


20º Visa pour L’Image
Perpignan
De 30 de Agosto a 14 de Setembro

Sem comentários:

 
free web page hit counter