03 maio, 2008

descobrir

Família de emigrantes portugueses num "bidonville" nos arredores de Paris, 1964
(
© Gérald Bloncourt)

Últimos quinze dias para ver a exposição de Gérald Bloncourt (Haiti, 1926) Por Uma Vida Melhor, no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.
Bloncourt, amigo próximo dos mestres Cartier-Bresson e Willy Ronis, foi um dos poucos fotógrafos a fazer uma trabalho de reportagem aturado sobre o fenómeno da emigração portuguesa para França, desde meados dos anos 50 e ao longo dos anos 60.
Muitas das 50 fotografias reunidas em Por Uma Vida Melhor nunca tinham sido publicadas ou expostas. Este facto, só por si, dá à mostra comissariada por Bernadette Caille uma importância maior. Mas o mais extraordinário é que, quando se percorrem as salas do CCB, percebemos que praticamente não existia em Portugal "uma imagem" do que foi a deslocação de quase um milhão de pessoas de um país para o outro em condições extremas.

Na inauguração da exposição em Lisboa, o jornalista do Público José Vítor Malheiros entrevistou Gérald Bloncourt. A 1ª parte dessa conversa está aqui. E a 2ª aqui.

Para ver uma fotogaleria com algumas imagens da exposição clique aqui.

Por uma Vida Melhor, Gérald Bloncourt
Museu Colecção Berardo, CCB, Lisboa
Até 18 de Maio

1 comentário:

Paulo S. Carvalho disse...

"...praticamente não existia em Portugal "uma imagem" do que foi a deslocação..."

Mesmo a maioria dos familiares destes emigrantes, não fazem a mínima ideia das condições em que estes viviam. Ainda hoje não sabem. Há esposas, por exemplo, que não fazem a menor ideia daquilo que passou o marido.

Às vezes quando tanto nos queixamos, vale-nos a memória. Pena que seja tão curta.

 
free web page hit counter