02 abril, 2008


entre aspas


"Baixei a cabeça, e murmurei:
-E ainda nós não padecemos bastante... tem a titi razão. Que se não mettesse com saias!
Ella ergueu-se, deu as graças ao Senhor. Eu fui para o meu quarto, fechei-me lá, a tremer, sentindo ainda, regeladas e ameaçadoras, as palavras da titi, para quem os homens 'acabavam quando se mettiam com saias'. Tambem eu me mettera com saias, em Coimbra, no Terreiro da Herva! Alli, no meu bahú, tinha eu documentos do meu peccado, a photographia de Thereza dos Quinze, uma fita de sêda, e uma carta d`ella, a mais doce, em que me chamava 'unico affecto da sua alma' e me pedia dezoito tostões."

Eça de Queirós, A Relíquia, ed. Livraria Lello, 1935

1 comentário:

Drifter disse...

Simplesmente, um génio da literatura!

 
free web page hit counter