21 janeiro, 2008

Simone agita

Simone de Beauvoir, Chicago, 1952
(© Art Shay)

Ooh la-la! Tem dado que falar em França a fotografia que o Nouvel Observateur estampou na primeira capa de 2008 por ocasião do centenário de Simone de Beauvoir. A escolha do Nouvel Obs recaiu sobre uma imagem captada por Art Shay (seu amante) que mostra a pensadora feminista nua, de costas e a arranjar o cabelo ao espelho de uma casa de banho. É Simone de Beauvoir, a escandalosa, diz a chamada de primeira.
Mal o rabo de Simone saltou para as bancas houve troca de galhardetes entre editorialistas e excitação total da blogosfera francesa. E não só: duas associações feministas (Choisir la Cause des Femmes - que foi fundada e presidida por Beauvoir - e Les Chiennes de Garde) manifestaram-se em frente à sede do Nouvel Obs exigindo um pedido de desculpas do director, Jean Daniel. O protesto condenou a utilização da nudez da escritora e pediu o mesmo tratamento para homens filósofos: “Queremos ver as nádegas de Sartre (...)!”.
Diz ao Le Monde a Choisir la Cause des Femmes, que cette photo, volée à son intimité, n'illustre en rien les écrits, la philosophie, le féminisme et la personnalité de Simone de Beauvoir. Elle choque à cet égard et démontre la volonté d'instrumentaliser à des fins purement commerciales le corps des femmes contrairement aux photos consacrées aux personnalités masculines.
Para além da polémica em torno da oportunidade da publicação desta fotografia discutem-se também os retoques digitais que foram dados à imagem.
Escreveu Daniel Schneidermann no Libération: Et pour la fête, la photo a même été retouchée. Maquillé, le cul de Beauvoir, pour lui faire perdre quelques kilos, quelques bourrelets, et le rajeunir de dix ans. Sortie du cadre, la cuvette des toilettes de la salle de bains. Estompés, le décor de salle de bains, le rouleau de papier toilette.(...) On n’a pas le droit de faire n’importe quoi avec une photo, simplement pour contenter voyeurs et rieurs.

O dossier do Nouvel Obs sobre o centenário de Simone Beauvoir está aqui.

O texto completo de Daniel Schneidermann está aqui.

Para ver uma galeria de fotografias de Art Shay clique aqui.

2 comentários:

Tiago R. disse...

Para lá da oca polémica sobre o rabo da senhora, veja-se mesmo o poder de uma imagem!

O(a)s filósofo(a)s também têm rabo!

Anónimo disse...

Realmente, este mundo "pós-moderno" é oco, desumano, imbecil e sem assunto! Pena que venha da mídia da França algo tão sem sentido!
Tanta coisa para se falar de Beauvoir e....
Bem, o sinal dos tempos! Falta de leitura!

 
free web page hit counter