04 dezembro, 2007

descobrir

Sally Mann Family Color, 1990/91

A fotografia de família é talvez das áreas da imagem mais subestudadas e desconsideradas, mas, ao mesmo tempo, aquela que mais olhares movimenta, mais paixões desperta e, claro, mais dinheiro dá a ganhar. A investigadora Paula Figueiredo, coordenadora do Serviço Educativo do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, dedicou uma tese de mestrado a este assunto – recentemente defendida no ISCTE - e propõe agora um seminário onde se discutirá o registo fotográfico de ocasião dentro do ambiente familiar.

O programa está dividido assim:

1ª sessão
A Fotografia de Família na Expressão do Anónimo – Definição de género fotográfico através dos contributos anónimos de poses informais, captadas no seio de uma família.

A Máquina Kodak – Atributo da cultura visual popular no registo do quotidiano dos finais do século XIX até aos finais do século XX.

A Fotografia de Ocasião em Portugal – Exercício contemplativo através de alguns exemplos apresentados e proposta de partilha de imagens a decorrer na 2ª sessão.

2ª sessão
Partilha de Olhares – Testemunhos pessoais partilhados com a presença de fotografias de família dos próprios.

A Fotografia de Ocasião no âmbito da Fotografia de Família – Um género fotográfico sustentado na expressão massificada, que revela hábitos pessoais da memória colectiva.


Anónimo, Portugal (?), c. 1940

Seminário Retrato de Família
Paula Figueiredo
6 e 13 de Dezembro, das 19 às 21h00


Instituto Potuguês de Fotografia de Lisboa
Rua da Ilha Terceira, 31 A
Tel.: 213 147 305

Sem comentários:

 
free web page hit counter