29 novembro, 2007

vicki



Até chegar ao Olimpo daquilo que é considerado arte, a fotografia foi-se arrastando durante mais de um século pelos equívocos das convenções, das classificações e das diabolizações. Chegou então, não há assim muito tempo, às paredes dos museus e das galerias e ficou por lá, contaminando com a sua linguagem outras artes. Dizem até que, nos últimos anos, veio salvar a pintura de um certo beco sem saída em que estava mergulhada.
É sobre esta penosa marcha da imagem fotográfica rumo a uma "personalidade artística" que vai falar Vicki Goldberg, respeitadíssima crítica de fotografia do New York Times, onde exerceu durante 13 anos, e autora de obras de reflexão como Light Matters, the Power of Photography: How Photographs Changed Our Lives ou American Photography: A Century of Images. Vicki escreveu ainda a premiada biografia de Margaret Bourke-White.

The Ascent of Photography
Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva
Praça das Amoreiras 56/58
Lisboa

3 comentários:

SkinStorm disse...

Em que dia? A que horas?

Unknown disse...

Erro meu, esqueci-me de escrever esses dois dados fundamentais. São as consequências de fazer posts de madrugada. O problema é que a conferência de Vicki Goldberg foi ontem às 18h00. Lamento.

Anónimo disse...

Conferência desinteressante. Não acrescentou nada de novo.

 
free web page hit counter