01 outubro, 2007

aprender

(© Bárbara Assis Pacheco, 1º Curso de Fotografia FCG)


Estão abertas até 15 de Outubro as inscrições para o 2º Curso de Fotografia promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. As aulas decorrerão entre 11 de Fevereiro e 18 de Abril do próximo ano. A organização dividiu o plano de estudos em três núcleos principais, a saber: “produção fotográfica, discussão crítica e sistemática sobre as questões relevantes da fotografia contemporânea e a produção dos projectos individuais". O curso destina-se "a todos aqueles já com alguma experiência na prática artística da fotografia e, preferencialmente, com uma idade mínima de 22 anos e máxima de 35 anos". A coordenação está a cargo do professor, investigador e comissário Sérgio Mah. A equipa de formação incluirá ainda Carol Squiers (escritora, editora e curadora), Horacio Fernández (professor, comissário, curador e crítico), Lynne Cohen (fotógrafa e professora), Oliver Richon (fotógrafo e professor), Rosangela Rennó (artista visual) e Timm Rautert (fotógrafo).
Informações mais completas sobre o curso estão aqui.

8 comentários:

Unknown disse...

Mas todos aqueles com mais de 35 anos já não podem aprender, porque já passaram de prazo.

Anónimo disse...

Tu e os alvos...

Antonio Correia disse...

Curso exigente e com certeza, de muita qualidade.
Restringido a jovens e muito limitado em número de participantes.
Pena que não haja disto para os mais velhos em horário pós-laboral...
Bem, neste rectângulo talvez não houvesse número de participantes interessados em número suficiente que justificasse a realização do curso...
Uma pena. :)

Anónimo disse...

Caro António Correia, pelo menos um teriam (eu), e duvido que não se encontrassem mais onze interessados. O problema para mim radica no "desprezo ao amador", visto como alguém que não leva a fotografia a sério e portanto, não merece frequentar cursos de alta exigência já que depois não iria aproveitar, porque não se poderia dedicar a tempo inteiro à arte.
Aliás, além de já ter abordado este assunto no meu blog, enderecei uma sugestão nesse sentido à FCG, que me respondeu dizendo que as vagas são limitadas, não adiantado nada acerca da possibilidade de fazer um curso similar em pós-laboral e sem limites artificiais de idade.

Anónimo disse...

Acho que a questão está aqui a ser abordada de um ponto de vista muito limitado. Claro que isso da idade é muito relativo, assim como o conceito de "artista", mas visto que o número de participantes é reduzido a 12, não me parece nada mal que as pessoas que estudam a verdadeira "arte da fotografia", a fundo, desde os seus primórdios, sejam valorizadas. Afinal, um fotógrafo é um fotógrafo, assim como um designer é um designer. Parece que hoje todos querem ser um pouco de tudo, mas importante mesmo, a meu ver, é que se aprofunde uma das vertentes.
tenho dito...

Anónimo disse...

É pena é que se valorizem sempre os mesmos e se desprezem sempre os outros. É nestas alturas que tenho pena de não ter os recursos necessários para frequentar os Maine Photographic Workshops, porque lá existem cursos de excelente qualidade com durações adequadas para todos os interessados, ao contrário de cá, onde as etiquetas são mais importantes do que as pessoas.

Anónimo disse...

Um fotógrafo não é SÓ uma pessoa que fotografa...

Unknown disse...

Claro que não, um fotógrafo é um criador de imagens, a forma como as cria, varia com os individuos. Um criador cria porque não pode ser de outra forma, mas isso é independente de se dedicar a tempo inteiro ou não.

 
free web page hit counter