24 agosto, 2007

fora

Roger Mayne, Girl Jiving in Southam Street, 1957
(V&A Images/Victoria and Albert Museum, © Roger Mayne)

How We Are – Photographing Britain é a maior exposição de fotografia alguma vez organizada na Tate Britain, em Londres. A partir de um pressuposto identitário faz-se um percurso pelos processos e impressões pioneiros até aos mais recentes suportes e formas de criação fotográficas. O objectivo é reflectir sobre o que foi e o que é ser britânico. A Tate garante que foi buscar documentos e obras a todos os pontos do Reino Unido. Para além dos nomes históricos e consagrados, como William Henry Fox Talbot, Lewis Carroll, Julia Margaret Cameron, Angus McBean, Bill Brandt, David Bailey ou Martin Parr, a Tate seleccionou também nomes menos conhecidos “e que nunca aparecem nas histórias da fotografia britânicas”. Para complementar esta viagem pela “identidade britânica”, a Tate destaca ainda o trabalho das mulheres fotógrafas e memorabilia diversa que inclui postais, álbuns de fotografia, fotografias médicas, cartazes publicitários, propaganda e documentos sociais.
Uma das novidades interessantes desta exposição é que ela não acaba nas paredes da Tate – continua na net através do Flickr, o sítio da comunidade de fotografia mais popular da rede. How We Are Now convida todos os visitantes a darem o seu contributo para o conteúdo da mostra enviando os seus trabalhos para este espaço.
O jornal da Tate pediu a uma série de escritores, curadores e fotógrafos a reflectirem sobre algumas imagens da exposição. O resultado desse exercício está aqui.

Para folhear álbuns de fotografia antigos da exposição clique aqui.
Para ver exemplos de trabalhos enviados para o Flickr clique aqui.


Homer Sykes, Caking Night Dungworth, Yorkshire, 1974
(© homer@homersykes.com)

Elaine Constantine, Mosh, 1997
(© Elaine Constantine)

1 comentário:

palixa disse...

Olá
Gostei imenso do seu blog. Tem fotografias fantásticas.
Parabens!

Palixa

 
free web page hit counter