David Beckham (© Adidas)
Acontece muitas vezes: estar perante duas imagens sobre o mesmo assunto e não conseguir decidir de imediato qual destacar na homepage do Público Online, uma das rotinas diárias aqui na redacção.
Ontem, quando as agências internacionais começaram a divulgar imagens sobre a chegada de David Beckham aos Estados Unidos para jogar nos Los Angeles Galaxy, isolei duas fotografias, mas não consegui decidir-me por nenhuma delas.
Notei que, por estranho que pareça, a dificuldade da escolha estava sobretudo na grande diferença de conceito com que cada uma foi criada. Normalmente, a indecisão surge quando estamos perante um par de imagens muito parecidas e ambas de grande qualidade. Mas neste caso, tinha, por um lado, o clássico preto e branco, composição meio confusa (aparece uma câmara de filmar, metade de uma cara desfocada, personagens desconhecidas), mais do que normal num instantâneo típico de fotojornalismo; por outro, estava perante algo que classificaria de "imagem-barbie", com Beckham de braços caídos à frente de um fundo neutro, sem nada que lhe faça concorrência, a pisar uma coisa estranha, meio caminho entre sombra, nódoa e charco de chichi.
A segunda fotografia é uma produção estudada ao milímetro para dar ao futebolista uma aura de herói invencível. O que vemos é uma figura robótica, quase sem emoção, pronta a receber corda para se começar a mexer. Confesso que, ao início, fiquei mais inclinado para esta fotografia porque dá de Beckham a imagem mais forte que temos dele - um produto.
A primeira fotografia, que também pode ter sido estudada ao milímetro (foram as duas tiradas por fotógrafos contratados pela Adidas, marca do equipamento dos LA Galaxy), mostra o ex-jogador do Real Madrid embevecido com a nova camisola. Há aqui a intenção de revelar o lado humano de Beckham, supreendido nas traseiras de um prédio sem glamour. O preto e branco não é inocente - carrega o momento de dramatismo e dá-lhe um toque sério apesar do sorriso da figura central. À partida, mostrar esta fotografia no espaço da foto do dia da homepage interessava-me menos. Parecia-me ainda mais estudada do que a "imagem-barbie", esta sim, bem mais sincera nos seus propósitos: fazer publicidade a Beckham e ao patrocinador.
Contas feitas, fiquei num impasse. E nestes casos, o melhor é convocar outros olhos para a decisão final. Uma mini-votação, resultou na escolha da fotografia a preto e branco. Os colegas de redacção que votaram preferiram o Beckham-humano em vez do Beckham-robô.
David Beckham (© Adidas)
Sem comentários:
Enviar um comentário