29 junho, 2007

»vejamos»» [as sugestões dos leitores]

Chema Madoz, sem título (© Chema Madoz)

»»José Paulo Andrade, propõe uma visita à exposição do espanhol Chema Madoz que pode ser vista na Galeria 111, no Porto, naquela que é a primeira mostra individual do artista na cidade.

O crítico Luis Arenas escreveu sobre as imagens de Madoz o seguinte:

(...) os objectos nas fotografias de Madoz são atravessados por uma tensão estranhamente humana: a assolapada tensão de não serem tudo o que poderiam ter sido, de terem esquecido – quem sabe se por cobardia ou simplesmente pela natureza das coisas – outras possíveis, ou virtuais, existências. Soubemos de algumas dessas vidas não vividas graças às fotografias de Chema Madoz; ele falou-nos sobre tesouras que queriam ser o Concorde, sobre a pedra que sonhava em ser um cacto, sobre a areia que queria ser água e sobre o deserto que sonhava com a chuva, ou sobre o modesto gancho que estava disposto a tornar-se lágrima. Essa é a razão por detrás das infinitas simpatia e solidariedade que estes objectos nos inspiram (…) Nestas imagens, os objectos revoltam-se contra a sua condição de meros utensílios. Mas nada há de ameaçador nesta revolta; é essencialmente um jogo, uma partida de crianças. Madoz parece convidar-nos a ouvir os secretos diálogos que as coisas levam a cabo nas nossas costas.

in, El Rostro Oculto de las Cosas, ed. Aldeasa, 2006

Nascido em 1958, Chema Madoz vive e trabalha em Madrid. Começou a fotografar em meados dos anos 80 e é hoje um dos fotógrafos espanhóis mais aclamados pela crítica nacional e mais reconhecidos internacionalmente. Em 2000, recebeu os prémios PHOTOESPAÑA, Overseas Photographer, do Higasikawa PhotoFestival no Japão, e o Premio Nacional de Fotografía, atribuído pelo Ministério da Cultura espanhol. Tem fotografias nas mais importantes colecções de Espanha.

Há mais fotografias desta exposição aqui.

Chema Madoz, sem título (© Chema Madoz)


Chema Madoz
Galeria 111, Porto
R. D. Manuel II, 246
Tel.: 22 609 32 79
Email: info@galeria111.pt
Das 10h00 às 13h00, das 15h00 às 19h30
Encerra segunda de manhã, sábado de manhã e domingo
Até 28 de Julho

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Só queria dizer que o blog está muito interessante. Recomendo que visite o meu blog www.hierosgamos-poeta.blogspot.com e que veja as fotografias de maggie taylor que são realmente um espanto: www.maggietaylor.com

Os melhores cumprimentos,

José Duarte

Unknown disse...

Olá José. Vou seguir a referência que lançou aqui. Talvez faça um post com a sugestão. Escreva sempre. Obrigado.

Jose Paulo disse...

O "post" ficou bastante bom!

José Paulo Andrade

 
free web page hit counter