20 junho, 2007

»vejamos»» [as sugestões dos leitores]

© Stephanie Sinclair, The Bride Price, Chavosh, Afeganistão, 2005


»»Nelson D`Aires sugere uma visita a um leilão online que envolve alguns dos mais reconhecidos fotojornalistas do mundo que se juntaram para apoiar uma causa nobre.

Há dois anos o cunhado da paquistanesa Azra Latif atirou-lhe ácido para a cara depois de uma discussão motivada por um “crime de honra”. Azra sofreu queimaduras de terceiro grau na cara e no peito. Agora, as feridas custam a sarar. Não só as da pele, mas, sobretudo, aquelas que se abriram na sua auto-estima, na sua relação com os que a rodeiam em Lahore, a cidade onde vive ostracizada. Azra agoniza com feridas abertas. Toda a gente me quer fotografar, mas ninguém me ajuda, desabafou depois de Stephanie Sinclair lhe apontar a objectiva pela primeira vez em 2005. Mas Sinclair não guardou só as imagens de Azra em negativo. Saiu de Lahore com essas imagens gravadas na memória e decidiu fazer alguma coisa para ajudar a atenuar o sofrimento cruel a que foi sujeita. Com a ajuda de Marie Jose Brunel, enfermeira da ONG Humani Terra, convenceu esta organização a suportar os custos de intervenções cirúrgicas que tentarão restaurar a pele de Azra. Os tratamentos começam no dia 2 de Julho e prolongam-se pelos próximos três meses.
Sinclair não se ficou por esta acção. Falou com um grupo de fotógrafos de renome internacional e pediu-lhes que cedessem imagens suas assinadas para um leilão online, cuja receita servirá para ajudar a Humani Terra nas despesas. Responderam ao apelo alguns dos melhores fotojornalistas do mundo, entre os quais James Nachtwey, John Stanmeyer, Jan Garup, David Guttenfelder, Antonin Kratochvil, Ami Vitale e Lynn Johnson. Alguns fotógrafos, como o caso de Todd Haisler, vencedor do Pulitzer, colocaram neste leilão imagens premiadas que nunca tinham sido disponibilizadas para venda.
O leilão está a decorrer neste momento e termina à meia-noite do dia 1 de Julho. O dinheiro que sobrar desta iniciativa será aplicado na ajuda a outros casos de mulheres vítimas de queimaduras por “crimes de honra”.

O site do leilão pode ser visto aqui.


© Antonin Kratochvil, The Procession of Virgins, Polónia, 1976


© Ami Vitale, Caxemira: paraíso perturbado, Índia, 2004

Sem comentários:

 
free web page hit counter