11 junho, 2007

para o Rio

© Rogério Réis, Microondas - vivências do medo da morte

Começou no sábado a terceira edição do FotoRio, o Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro que decorre até 5 de Agosto. O fotógrafo português Daniel Blaufuks é um dos 11 participantes com a exposição Tomorrow is a Long Place, uma selecção de imagens feitas entre 2002 e 2004.
Em Microondas - vivências do medo da morte, o carioca Rogério Réis mostra a sua visão da criminalidade e da violência urbana com uma instalação que mistura fotografias e pneus. Da Cidade do México vieram as fotografias sobre cultura popular, história e música de Francisco Mata Rosas, seleccionadas da colecção México Tenochtitlan. Débora 70 viajou muito pelo interior do Brasil e com ela trouxe imagens de Pequenos Gestos, a matéria-prima com que gosta de trabalhar. Copacabana, Céu Aberto, de Kitty Paranaguá, retrata as vivências, a “geografia humana e urbana” de um dos mais turísticos bairros cariocas. O trabalho de investigação sobre as festas em honra dos reis congoleses da historiadora Larissa Gabarra e do fotógrafo africano Rui Assubuji resultou na mostra Moçambique Cá e Lá. Cássio Vasconcelos andou à noite por São Paulo, Tóquio, Nova Iorque, Dallas e Paris para retratar os territórios urbanos presentes em Nocturnos. Para contar a história de Os Sobreviventes das Areias, Rogério Medeiros foi à procura de quem escapou ao desastre ecológico que soterrou a antiga vila de Itaúnas, no extremo norte de Espírito Santo, no nordeste brasileiro, entre os anos 50 e 70.
No quadro das exposições principais há ainda Histórias Cariocas Stories, de Karol Pichler, Namorando a Rosa, de María di Andrea Hagge, e Panorâmicas do Samba, de Mirian Fichtner.
Para além das mostras patentes no Centro Cultural de Justiça Federal, vários espaços culturais da cidade recebem durante as próximas semanas mais de uma centena de iniciativas relacionadas com a fotografia.
O FotoRio pretende ser não apenas uma vitrine para a produção fotográfica brasileira e internacional, mas sobretudo, um espaço de promoção de cultura visual, que resgata o papel de vanguarda da cidade do Rio de Janeiro como referência da fotografia no continente.

FotoRio
Centro Cultural de Justiça Federal, Rio de Janeiro
Até 5 de Agosto

Sem comentários:

 
free web page hit counter