12 maio, 2007

à venda 3 - retratos

Vieram para ficar os leilões de fotografia em Portugal. Depois de um primeiro ensaio apenas com fotografia antiga, e de uma segunda venda que se aventurou timidamente até aos anos 90, temos hoje um leilão no CCB que junta muitas épocas, estilos, técnicas e géneros da fotografia. Escolhi alguns retratos.


Mário Cesariny (© Adriano Miranda)

~Cesariny cru~
O rosto de Mário Cesariny é um rosto difícil de esquecer. Este retrato de Adriano Miranda mostra-nos Cesariny tal com ele é. Tal como ele foi. Com todas as rugas, com todas as concavidades, com algumas manchas na testa e a barba por fazer. É Cesariny.


Turista coreana, Antárctida (© Jordi Burch)

~Rir para não chorar~
Jordi Burch, do colectivo [kameraphoto], deixou de ser um fotojornalista promissor para se transformar num dos nomes que, nos últimos anos, têm construído um dos trabalhos mais coesos na área da reportagem. O conjunto de imagens que vão a leilão fazem parte da exposição Estamos Juntos!, que ainda pode ser vista na Casa Fernando Pessoa.


Rolha Esfusiante (retrato de José Viana), Fernando Lemos

~Lemos contra o marasmo~
Fernando Lemos
deixou-se seduzir pela fotografia entre 1949 e 1952. Só quatro anos. O tempo suficiente para produzir uma obra que marca a fotografia portuguesa, não só pela corrente artística que escolheu, o surrealismo, mas, sobretudo, pela ousadia que, ao tempo, esse gesto significou. O retrato foi um dos seus temas de eleição.


Fernando Pessoa, Foto Aurea

~O Pessoa de Orpheu~
Quando se olha para esta fotografia não temos só a imagem de Fernando Pessoa. Temos a imagem de Portugal. Aquela linha que vai do chapéu aos lábios finos transformou-se num dos nossos ícones culturais. Este instantâneo foi captado no estúdio Foto Aurea, e marcou a fase em que o poeta esteve ligado à revista Orpheu.


Amadeo de Souza-Cardoso, J. Carvalho

~Amadeo só basta~
Foram os quadros que ficaram na retina na exposição Amadeo Souza-Cardoso, Diálogo de Vanguardas (Gulbenkian, 2006). Mas era impossível, até pela dimensão da imagem, ficar indiferente à expressividade do rosto do pintor na fotografia que abria a mostra. Esta fotografia, tirada em Espinho, não tem aquele outro olhar. Mas tem Amadeo.


(© Carlos Ramos)

~Fotografia de moda fora de moda~
A fotografia de moda deixou de ser um género menor há muito tempo... lá fora. Em Portugal, diga-se, não são assim tantos os que a ela se dedicam a tempo inteiro. Carlos Ramos é um dos raros e bons exemplos de quem tenta transformar, pela fotografia, beleza física em estética.


Marianna Relvas (calótipo)

~Marianna, a outra Relvas~
Na história da fotografia portuguesa do século XIX estamos habituados a relacionar o apelido Relvas a uma pessoa: Carlos Relvas, o empenhado fotógrafo amador da Golegã. Marianna também é Relvas, é a segunda mulher de Carlos, e repartiu com o marido a paixão pela fotografia. Não é comum encontrar imagens com esta assinatura no mercado.


Leilão Amadeo
Centro Cultural de Belém
, Sala Maria Helena Vieira da Silva, Lisboa
12 de Maio, 16h00

2 comentários:

tiagogoncalves disse...

Gostei tanto desse retracto do Mário Cesariny por Adriano Miranda que não resisti a publica-lo no meu blogue com as merecidas referencias.

força com a Arte Photographica ;)

Anónimo disse...

Belíssimo retrato de Mário Cesariny.

 
free web page hit counter