25 maio, 2007

»vejamos»» [as sugestões dos leitores]

Recife, Pernanbuco, Brasil, 1947, da série Rostos do Mundo
(© Fundação Pierre Verger)

»vejamos»»
[as sugestões dos leitores]
é uma secção do Arte Photographica que nasce com o objectivo de partilhar com todos os leitores as propostas de quem passa por este blog. Se quiser aconselhar uma exposição, um livro, um site, um artista, uma fotografia ou se quiser comentar qualquer outro assunto relacionado com a imagem fotográfica, em Portugal ou no mundo, mande um e-mail através da caixa de correio da homepage. As mensagens enviadas para esta secção devem ter a identificação e a origem do autor. Todos os textos serão passíveis de selecção e edição.

A primeira sugestão é de Paulo Mendes e vem de Porto Alegre, Brasil.
Paulo propõe uma visita ao site da Fundação Pierre Verger para ficarmos a conhecer a obra fotográfica e antropológica deste francês que dedicou metade da sua vida a estudar as culturas negras do Brasil e de África, sobretudo da Nigéria e do Benim, e todo o universo transatlântico que rodeia os orixás. Esta paixão haveria de levar Pierre Verger (1906-1996) para dentro do culto do candomblé, em Salvador da Baía, onde se iniciou na divinação de ifá, da cultura ioruba.
O site da fundação tem disponíveis para consulta 5500 imagens do rico espólio de Verger. É possível navegar pela colecção com três tipos diferentes de pesquisa. No mesmo sítio pode encomendar-se o livro Pierre Fatumbi Verger, du regard détaché à la connaissance initiatique, onde se traça o seu percurso científico e artístico, e o DVD Olhares Nómadas, realizado para a exposição O Brasil de Pierre Verger, onde se reuniram mais de 800 fotografias do autor.
O site da Fundação Pierre Verger está aqui.


Kétou, Benim, 1948-1979, da série Deuses Africanos
(© Fundação Pierre Verger)


Salvador da Baía, Brasil, 1946-1953, da série Deuses Africanos
(© Fundação Pierre Verger)

1 comentário:

makuma disse...

Excelente ideia! Abrir o blog a outras contribuicoes vai enriquece-lo ainda mais. E o que diz de traduzir os posts para Ingles e com isso abranger uma audiencia internacional?

 
free web page hit counter