26 maio, 2007

não esquecer

Pátio, Forte de Peniche, Novembro 2006 (© João Pina)

São os dois da geração pós-25 de Abril.
João Pina tem 26 anos.
Rui Daniel Galiza tem 29.
Pensavam que os da sua geração já sabiam quase tudo sobre os tempos de repressão salazarista. Pensavam. Mas não. Aperceberam-se que falta saber muito, dizer muito, mostrar muito. Um encontro entre os dois autores num bar de Lisboa onde - souberam mais tarde - foi assassinado pela PIDE o comunista Dias Coelho, resultou no primeiro passo para um trabalho que pretendia resgatar os rostos e as histórias de quem sofreu na pele com a máquina silenciadora da ditadura.
O álbum Por Teu Livre Pensamento, que hoje é lançado na Feira do Livro (auditório, às 20h00), traz à luz os locais da tortura e do isolamento, as caras e as frases de 25 ex-presos políticos portugueses. Juntam-se os retratos do medo, tirados pela polícia política, com os retratos da liberdade, tirados por quem nasceu nela.
Por Teu Livre Pensamento mostra, fala, relembra o terror a quem já cresceu com ela.
A liberdade.

Por Teu Livre Pensamento
João Pina, fotografias
Rui Daniel Galiza, textos
Assírio & Alvim, Lisboa, 2007
30 euros

Por Teu Livre Pensamento
Centro Português de Fotografia
Campo Mártires da Pátria, Porto
Tel.: 222 076 310
E-mail: email@cpf.pt
De ter. a sex., das 15h00 às 18h00, sáb., dom e fer., das 15h00 às 19h00.
Entrada livre
Até 24 de Junho

1 comentário:

Anónimo disse...

alem de alguns apontamentos que tenho lido aqui e ali, tem-me chegado bastantes emails sobre as circunstancias algo obscuras em que se alojou essa exposicao no CPF, que inacreditavelmente passa do estado moribundo, com uma directora que se substitui a ela propria, distante a qualquer processo publico de seleccao da sua programacao, a subito hospede de uma exposicao recheada de ministrissimos e descendentes. seria uma prova de liberdade de expressao se a imprensa tivesse a decencia de nao ignorar o assunto.

 
free web page hit counter