28 março, 2007

LIFE só online

Foram precisos 200 saltos para o fotógrafo Philippe Halsman apanhar
a Marilyn a expressão exacta para capa deste número de 9 de Novembro de 1959

Já lhe tinham dado uma machadada, mas desta foi de vez. A revista LIFE, suporte de muitas imagens que marcaram o século XX, abrigo do melhor que se publicou em fotojornalismo, vai deixar de existir em papel. Depois de, em 2004, ter deixado as bancas como revista autónoma e passar a sair como suplemento de fim-de-semana de 103 jornais dos EUA, a LIFE passa agora a existir apenas em suporte digital. A última edição em papel será publicada no dia 20 de Abril. Um comunicado da Time Inc., proprietário do título, justifica o fim da revista em papel com o declínio da venda de jornais e o desinvestimento do mercado publicitário neste suporte.
As palavras de Ann Moore, presidente da Time: "Crescer implica assumir riscos e o potencial da LIFE é enorme, mas, infelizmente, os tempos estão contra nós. O mercado mudou radicalmente desde 2004 e já não faz sentido manter a revista como suplemento de jornais. De qualquer maneira, a Time Inc. continua a empenhada em manter a marca LIFE e estaremos agora concentrados na migração deste título histórico para diferentes e inovadoras plataformas digitais".
Os planos da empresa passam agora por dar ao site da revista um novo alento. Uma das ideias mais ambiciosas prevê a disponibilização da gigantesca colecção de 10 milhões de imagens. O comunicado divulgado há dois dias diz que é "a mais importante colecção de fotografias que cobrem acontecimentos e pessoas do século XX". A promessa é colocar todo o espólio visível de forma gratuita. O mais extraordinário é que mais de 97 por cento da colecção nunca foi vista em público. Para além deste carácter histórico e arquivístico, a Time promete ainda tornar o site da uma referência para quem quiser ver fotografia contemporânea.
Apesar do fim da revista, a empresa continuará a publicar livros dedicados à imagem fotográfica. O segundo volume do LIFE Picture Puzzle Book sai para as bancas no dia 2 de Abril.
Antes de ser comprada pela Time, em 1936, e de ter assumido a forma com que hoje a reconhecemos, a LIFE, fundada em 1883, era uma revista de humor e de assuntos generalistas. Em 1976 deixou de se publicar. No final da mesma década, em 78, regressou com uma periodicidade mensal que se manteria até 2000. Depois de alguns soluços e vicissitudes, abandona as bancas como revista autónoma e passa a publicar-se como suplemento de mais de uma centena de títulos por todos os Estados Unidos.
Para ver galerias de imagens com algumas das mais marcantes capas da LIFE clique aqui.

Esta capa de 27 de Junho de 1969 dedicada aos soldados mortos na guerra
do Vietname, durante a semana entre 28 de Maio e 3 de Junho, provocou
uma viragem na opinião pública contra o conflito

1 comentário:

jose gonçalves disse...

Desde que não desapareça, assim online muita gente irá ter o prazer de "folhear" uma revista que marac a História da américa e a hostória da fotografia.
Talvez seja este o futuro de muitas publicações,formato digital.

 
free web page hit counter