30 março, 2007

é hoje

Confrontos entre palestinianos e as forças do Exército israelita na Cisjordânia
(© Moises Saman)

Vale a pena ler a entrevista que Jean-François Leroy, um dos membros do júri do Prémio de Fotojornalismo Visão/BES, deu a Alexandra Prado Coelho. O director do festival Visa Pour L`Image revela uma visão muito própria do que é fotojornalismo e aponta algumas pistas sobre a tendência generalizada para se publicar cada vez menos fotografia jornalística na imprensa. Moises Saman, fotojornalista, integra também o grupo de pessoas que vai escolher as imagens vencedoras deste ano. No P2 de hoje, Moises fala sobre a má experiência que passou no Iraque quando, em Março de 2003, foi detido em Bagdad juntamente com outros dois jornalistas.
Os vencedores do Prémio de Fotojornalismo Visão/BES vão ser conhecidos hoje, durante uma cerimónia no CCB, agendada para as 18h30.

Três tiradas de Leroy:

O meu objectivo em Perpignan é mostrar o verdadeiro mundo, e se hoje precisamos de histórias individuais para compreender o mundo, então, desculpem, mas somos estúpidos.

Toda a gente agora pensa que é um bom fotógrafo, porque a tecnologia é tão boa que é quase impossível fazer uma má fotografia. Para fazer uma má fotografia tem que se lutar com a câmara.

Não considero fotojornalismo arte. Acho obsceno tirar uma fotografia numa guerra e vendê-la numa galeria. Mas se vender é obsceno, comprá-la é totalmente perverso.

Sem comentários:

 
free web page hit counter