09 fevereiro, 2007

natureza e engenho

© Dean Sewell (cortesia do artista)

Água,
Terra,
Fogo,
e Ar
são os elementos fundadores, o princípio de tudo, ou quase tudo.
Na exposição INGenuidades - Fotografia e Engenharia 1846-2006, que hoje abre ao público na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, o percurso pode começar aqui, mas também pode começar pelas imagens dos saberes da indústria espacial, no lado oposto da sala. Quem vê é quem decide por onde quer dar os primeiros passos nesta viagem pela fotografia, que presta homenagem às forças da natureza e aos diferentes engenhos que as desbravam, moldam e destroem.
A 24 horas da inauguração para visitantes, ainda há muito que fazer na Galeria de Exposições Temporárias da Gulbenkian, que recentemente recebeu multidões para ver o génio criativo de Amadeo. Molduras por pendurar, caixas de museus dos quatro cantos do mundo por abrir. Ouve-se o martelar e o frenesim dos berbequins. Ecoam as vozes de comando. A banda sonora escolhida por quem trabalha vai de Madredeus a Brian Adams.
O espaço foi distribuído por um longo corredor com entradas e saídas de ambos os lados. A ideia é criar um discurso expositivo que dê total liberdade de movimentos, sem se perder o fio condutor e as temáticas-chave da mostra. Uma solução engenhosa, claro está.
O curador Jorge Calado, crítico de fotografia e professor catedrático de Química, controla in loco todas as movimentações.
O momento da montagem da exposição é aquele de que mais gosta, confessa ao PÚBLICO. À chegada, encontrámo-lo sentado a olhar fixamente para uma parede com várias fotografias enroladas em plásticos ainda no chão. Antes de começar a falar sobre as imagens, pede cinco minutos: "Estou em meditação. Tenho aqui um dilema para resolver".
Se os dilemas para encontrar as melhores combinações nas paredes foram muitos, as dúvidas e as hesitações na escolha de imagens para uma tão grande empreitada não foram assim tantas. "Não tive grandes dificuldades, para ser franco. Em termos de empréstimos, até tive muita sorte, porque é muito raro numa exposição com esta dimensão pedir e conseguir quase tudo, à excepção de uma imagem que até nem era fundamental".
À pergunta fatal sobre a metáfora INGenuidades no título, Calado prefere responder com outras metáforas e evasivas como "as mensagens são várias". Percebe-se que um dos desafios desta exposição passa também por encontrar essa resposta na face de cada uma das 350 imagens que aqui se dão a ver.
Já os propósitos que estão na base desta grande reunião de fotografias saem de imediato. O objectivo é "homenagear a capacidade criadora da Humanidade, recriar a ideia de que, na natureza, nada se perde, nada se cria e tudo se transforma". E aqui entra o engenho do Homem: "A engenharia é um acto de transformação da própria natureza e, tal como as espécies animais e vegetais, as obras de engenharia crescem e morrem ou são destruídas". É a ideia de ciclo e de reciclagem que está presente em toda a exposição.
Ela própria nascida da conjugação de múltiplos saberes da ciência e da técnica, a fotografia tem aqui um duplo papel. Mostra, por um lado, os elementos e as aptidões humanas para transformar o mundo e as coisas. Ensaia, por outro, uma história dos seus usos. A opção é consciente e o curador sublinha a importância de se colocarem lado a lado as mais vulneráveis técnicas do século XIX e as mais sofisticadas impressões a laser.
Ao todo, há sete secções onde os ramos da Engenharia se revelam pelos quatro elementos. O curador conseguiu reunir 160 fotógrafos de 30 nacionalidades. António Júlio Duarte, José Manuel Rodrigues, Paulo Catrica e Paulo Nozolino estão entre o grupo de artistas portugueses. Edward Steichein, Ansel Adams, Bernd e Hilla Becher, Dorothea Lange e Joel Meyrowitz são outros nomes consagrados da fotografia. Em todos Jorge Calado encontrou a expressão que os unia. E com ela formou um percurso para ver o ciclo da vida, do mundo e das coisas.
(Sérgio B. Gomes, Público, 9.02.2007)


© Nick Moir. Um dragão barbudo é testemunha duma enorme tempestade no sul da Austrália. (cortesia do artista)


INGenuidades, Fotografia e Engenharia - 1846-2006
Galeria de Exposições Temporárias
Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45 A
Tel: 217823000
Das 10h00 às 18h00;
até 29 de Abril
Entrada a 3 euros

Sem comentários:

 
free web page hit counter