08 novembro, 2006

*Três perguntas a...

Lote 339. Rica mulher Gentia, fotógrafo não identificado, Goa, finais do séc. XIX, albumina (14x18 cm.)

Luís Trindade e Bernardo Trindade. Os primos Trindade têm o negócio das antiguidades no sangue. Luís abriu a Potássio 4, dedicada à conservação e restauro, Bernardo segue as pisadas do pai na livraria Campos Trindade, especializada em obras antigas, mapas e gravuras. Os dois assumiram em Junho deste ano a responsabilidade de organizar pela primeira vez um leilão de fotografia em Portugal. O segundo está marcado para amanhã.

¿Por que é que decidiram fazer este leilão agora quando passaram apenas 4 meses da primeira venda de fotografia organizada em Portugal?
Luís Trindade - Este leilão já estava a ser organizado antes do 1º leilão de Junho. Sempre acreditamos que era um projecto para ficar. Achamos que era importante melhorar rapidamente alguns aspectos que tinham ficado aquém do que pretendíamos.
Bernardo Trindade - Vimo-nos a braços com a recepção de muitos lotes e espólios particulares para futuros leilões, talvez devido à grande visibilidade que o leilão teve por parte da imprensa. Nota-se também um capital de confiança, que penso termos conquistado com a boa organização do leilão (não renegando alguns aspectos a melhorar) e também com a boa percentagem de lotes vendidos.

¿Acreditam que se podem consolidar os leilões de fotografia em Portugal?
LT - Sim. Além destes leilões estamos já a explorar outras áreas. É esperar para ver…
BT - Não só acredito, como tenho a certeza que este caminho que nós tomámos veio fazer renascer o interesse já existente na área da fotografia com que todos os dias deparo na minha livraria alfarrabista. Foi também curioso ver no primeiro leilão o aparecimento de potenciais futuros coleccionadores, pessoas esclarecidas, que sabiam exactamente aquilo que queriam comprar, e que não tinham ainda aparecido no percurso “tradicional” do comércio de fotografia antiga dos alfarrabistas e antiquários. É perfeitamente possível realizar 3 leilões de fotografia por ano no nosso país.

¿O catálogo do próximo leilão já está a ser organizado? Haverá mais fotografia contemporânea?
LT - Sim, já está a ser organizado. Já temos confirmados alguns fotógrafos contemporâneos e fotojornalistas para os próximos leilões. Continuamos a receber propostas até Dezembro.
BT - Temos recebido muitos lotes nestes últimos tempos e o que posso dizer é que estamos a ser muito mais exigentes na qualidade dos lotes a ir à praça. A fotografia contemporânea vai estar bem representada no 3º leilão, a realizar no próximo ano.

Sem comentários:

 
free web page hit counter