27 novembro, 2006

Por dentro

Candida Höfer, Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, 2006 (© Candida Höfer/VG Bild-Kunst Bonn)


Não tenho nenhuma visão dogmática sobre o que quero que os observadores vejam nas imagens: tenho interesses, sinto atracções, fotografo. O que significa que faço imagens. Nestas imagens o meu interesse reside nas – por assim dizer –camadas geológicas visíveis do tempo, nos vestígios das intenções iniciais e nas posteriores utilizações de espaços, de vestígios de utilizações passadas e de luz em locais construídos.
Candida Höfer, photo.síntese (BES), Novembro de 2006


Em 2005, o Centro Cultural de Belém pediu à fotógrafa alemã Candida Höfer para captar imagens de interiores de edifícios públicos e privados portugueses. A revelação desse percurso pelo que está intramuros pode ser vista a partir do dia 1 de Dezembro, no CCB. O último número da newsletter photo.síntese, do Banco Espírito Santo, patrocinador da exposição, publica uma pequena entrevista com uma das discípulas Bern e Hilla Becher.


Candida Höfer, Coliseu do Porto, 2006 (© Candida Höfer/VG Bild-Kunst Bonn)


Em Portugal, Candida Höfer
Centro Cultural de Belém, Lisboa
A partir de 1 de Dezembro

1 comentário:

Anónimo disse...

Para ser totalmente honesto, a primeira foto da bilblioteca de Mafra é muito, muito má e custa-me a acreditar que alguém, que pelos vistos tem tão grande fama, tire fotos tão más!

A exposição e cor são paupérrimas e o enquadramento não sendo mau, é igual ao que qualquer "snap-shooter" tiraria...

De facto, se eu tirasse esta foto não sobreviveria à primeira visualização no lcd da minha máquina fotográfica. Seria automáticamente apagada!

Parece que continua a haver investimento em fotógrafos de fora quando não se olha para o que há cá em Portugal.

No meu site tenho fotos MUITO superiores a estas e tiradas sem os acessos que esta fotógrafa teve:

www.fotoelias.com

 
free web page hit counter