06 outubro, 2006

Tempos de infância

Sharon Lockhart, Pine Flet Portrait Studio, 2005
(cortesia Neugerriemschneider, Berlim)

Há um certo desconforto ao ver as fotografias de crianças de Sharon Lockhart. Desconforto porque quando se tenta isolar nestes retratos de corpo inteiro um sinal que possa responder à curiosidade sobre quem são estes rapazes e raparigas, encontramos neles uma quase inexpressividade, ou, pelo menos, uma expressividade pouco habitual em crianças - a de adultos sérios. Apesar da pose declarada, que ajuda definir a condição ficcional destas imagens, desconcerta-nos a segurança, a temeridade com que encaram a objectiva. Há uma consciência plena da fotografia. E há a encarnação de um personagem que choca com a imagem que temos das crianças. A nulidade repetida de um cenário escuro dificulta ainda mais essa necessidade catalogante que tenta responder, entre outras, à pergunta: e estes personagens são bons ou maus?
Sharon Lockhart passou quatro anos na pequena localidade de Pine Flat, na Califórnia. Foi para lá com o objectivo de descansar e desenvolver outros projectos artísticos, mas acabou por decidir transformar em objecto artístico as crianças e sua forma de vida nessa comunidade rural quando se apercebeu da relação de confiança que foi construindo com elas. E assim concebeu o Pine Flat Portrait Studio, instalado dentro de um celeiro com muita luz natural. Para além do suporte fotográfico (19 imagens) escolheu a película cinematográfica (doze filmes de 16 mm) para a construção de planos longos e composições quase estáticas para demonstrar que os tempos da fotografia e os do cinema podem ter relações muito subtis. E até trocadas, contando narrativas pela fotografia e retratando pelo filme. Um regresso aos tempos da infância.


Sharon Lockhart - Pine Flat
Festival Temps D`Images
Museu do Chiado, Lisboa
De ter. a dom., das 10h00 às 18h00
Até 7 de Janeiro

1 comentário:

mariomar disse...

É surprendente que haja muito poucos comentários num blog anunciado de forma tão «pública», por parte de um povo tão «opinativo» como os portugueses... enfim, foi o que nos calhou... mas sabe muito bem ler textos sobre fotografia e fotógrafos, informativos uns, quase poéticos outros, de prosa própria ou emprestada...
É um mistério, a Fotografia em Portugal...

 
free web page hit counter