19 outubro, 2006

O que ficou

Cinco imagens que me ficaram na retina no
World Press Photo deste ano.


Andrew Testa, Panos Pictures para o The New York Times.
Funeral de vítimas do massacre de Srebrenica, Potocari, Bósnia, 11 de Julho

Um rapaz bósnio reza junto a um dos 610 caixões armazenados numa fábrica na aldeia de Potocari, os quais serão enterrados a 11 de Julho, no décimo aniversário do massacre de Srebrenica, quando sérvios mataram mais de 7000 homens e rapazes muçulmanos em emboscadas e execuções em massa.



Yannis Kontos, Polaris Images.
O filho ajuda o pai a vestir-se, Serra Leoa

O pequeno Abu (7 anos) abotoa o colarinho do pai, no abrigo que partilham num campo para amputados, perto de Freetown, na Serra Leoa. Ambos os braços de Abu Bakarr Kargbo foram cortados por rebeldes da Frente Unida Revolucionária, durante a longa guerra civil da Serra Leoa. Após a celebração de um acordo de paz em 2004, combatentes de ambos os lados beneficiaram de programas de reinserção social, mas pouco se fez pelos amputados.



Pål Hermansen, para Orion Forlag/Getty Images.
Urso polar, Svalbard

Um urso polar devora uma foca sobre uma massa de gelo flutuante, perto do glaciar Mónaco, na costa noroeste de Svalbard (Spitsbergen), na Noruega. Os ursos polares alimentam-se principalmente de focas; nos meses de Verão, atacam as que gozam o sol em cima das massas de gelo flutuante, pois necessitam de uma plataforma flutuante para capturar as suas presas. No Verão de 2005 havia muito pouco gelo a norte de Svalbard. Os ursos polares estão em extinção. Os cientistas preocupam-se com os efeitos da poluição e do aquecimento global na alimentação desses animais.



Åsa Sjöström
Escola de ballet, Moldávia

Estudantes de dança com 16 anos de idade fazem exercícios no Teatro da Escola de Ópera e Ballet de Chisinau, a capital da Moldávia. A escola é um local muito competitivo. A Moldávia é um dos países mais pobres da Europa, e muitos jovens vêem o ballet como uma forma de aceder à riqueza e viagens pelo estrangeiro. Todos os anos, doze rapazes e doze raparigas com cerca de oito anos de idade são iniciados no estudo do ballet. Ficam na escola durante nove anos, com um mínimo de cinco horas diárias de treino, para além dos estudos normais. A cada ano, os números da turma vão diminuindo. Os menos talentosos são impedidos de continuar.



Pieter Hugo, Corbis.
Mallam Gahdima Ahmadu com a hiena Jamis, Abuja, Nigéria

Mallam pertence a uma companhia que viaja pelo norte da Nigéria com três hienas, duas pitões africanas e quatro macacos. Além de divertirem as populações, também vendem fetiches e medicamentos à base de ervas, muito procurados na Nigéria.



World Press Photo 2006
Centro Cultural de Belém
Praça do Império
1449-033 Lisboa
Tel.: 213 612 676
Fax: 213 612 622
Até 22 de Outubro
Sábado e Domingo, dias 21 e 22, a exposição prolonga-se até às 20h00.

Nota: Os textos sobre as imagens são da World Press Photo.

1 comentário:

Anónimo disse...

A minha escolha: Edmond Terakopian, United Kingdom, Press Association. Curioso título do jornal que mantém debaixo do braço "Marks (...)".

 
free web page hit counter