10 fevereiro, 2006

Mão, mãe

Finbarr O`Reilly, agência Reuters, Tahoua (Níger), 2005

A edição deste ano da World Press Photo escolheu para imagem do ano 2005 esta fotografia a cores do canadiano Finbarr O`Reilly (agência Reuters). A mão de uma criança encontra a boca da mãe num local de distribuição de alimentos em Tahoua, no Níger.
O presidente do júri da competição, James Colton, descreveu a imagem vencedora assim: “"This picture has haunted me ever since I first saw it two weeks ago. It has stayed in my head, even after seeing all the thousands of others during the competition. This image has everything - beauty, horror and despair. It is simple, elegant and moving."
Os três dias que antecedem a cerimónia de atribuição dos prémios, agendada para o dia 23 de Abril, em Oude Kerk (Amesterdão) vão ser dedicados a leituras e debates sobre fotografia. Vão ser também mostradas em Oude Kerk três exposições: a mostra anual das imagens distinguidas; uma selecção especial do trabalho de Finbarr O`Reilly; e a exposição Ordinary que mostrará trabalhos dos 12 participantes do masterclass Joop Swart. Todas as exposições estarão abertas ao público entre os dias 24 de Abril e 18 de Junho. A World Press Photo dará depois início à sua habitual “peregrinação” por 85 locais em todo mundo. Em Portugal, passará por Portimão (Passeio Ribeirinho, entre 8 e 30 de Julho), Lisboa (Centro Cultural de Belém, entre 29 de Setembro e 22 de Outubro) e Maia (Fórum da Maia, entre 29 de Outubro 19 de Novembro).

Os números
4448 fotógrafos profissionais oriundos de 122 países, com 83,044 imagens a concurso
Os prémios
O júri deu prémios em 10 categorias a 63 fotógrafos de 25 nacionalidades

Ver aqui o painel completo dos vencedores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente foto. Assim como todas as outras também o são.

 
free web page hit counter