02 abril, 2008

PHE08

Florian Maier-Aichen, sem título, 2007
(© Florian Maier-Aichen, cortesia Blum & Poe, Los Angeles)


Está apresentado o programa do XI PHotoEspaña. E Portugal é, como se antevia, um dos protagonistas do Festival de Fotografia e Artes Visuais que tem conquistado uma posição de destaque no panorama fotográfico europeu.

Um ano depois de ter experimentado uma edição comemorativa sem tema estruturante e sem a figura de comissário, o festival madrileno volta ao modelo clássico de funcionamento com um fio condutor: Lugar.

Para o Museu Colecção Berardo, em Lisboa, virá a exposição colectiva Utopia (Frédéric Chaubin, Gayle Chong Kwan, Arni Haraldsson, Mathieu Pernot, entre outros). O Museu de Portimão receberá Sem Actividade, um projecto de Ignasi Aballí. Em Madrid, serão expostos os trabalhos dos três fotógrafos finalistas do Prémio BESPhoto (Daniel Malhão, Eurico Lino do Vale e Miguel Soares) e haverá ainda fotografias de Augusto Alves da Silva, Pedro Barateiro e João Maria Gusmão/Pedro Paiva.

A Secção Oficial contará com 32 exposições de alguns dos grandes mestres da fotografia (W. Eugene Smith, Bill Brandt, Robert Smithson) e dezenas de artistas contemporâneos (Javier Valhonrant, Thomas Demand, Roni Horn) que tentarão fazer um diálogo em torno do tema Lugar. Caberão aqui projectos convidados, exposições de prémio de fotografia internacionais e colecções privadas.

No Festival Off as principais galerias de arte de Madrid apresentam 37 exposições que poderão estar fora do tema principal proposto. É também dentro do do Off que decorrerão o Campus PHE - wokshops e conferências - o Descubrimientos PHE - apresentação de portfólios - e o Encuentros PHE - debates à volta da imagem fotográfica.

O lançamento do programa foi acompanhado com a renovação do sítio do festival que pretende tornar-se "um portal de referência para todos os amantes da imagem". Para além do noticiário geral do PHE, a organização quer ter informação permanente sobre a actualidade fotográfica internacional. Haverá um blogue com a participação de vários fotógrafos e será estreada a PHETV, plataforma audiovisual que produzirá especificamente e em exclusivo para o sítio do PHotoEspaña.

Sem comentários:

 
free web page hit counter